jihadista

Irmãos brasileiros são presos na Espanha por ligação com Estado Islâmico

Prisões foram feitas pela Guarda Civil da Espanha em parceria com a Polícia Federal do Brasil e do FBI

Irmãos brasileiros são presos na Espanha por ligação com Estado Islâmico Prisões feitas em parceria com a Polícia Federal do Brasil e FBI
Foto: Reprodução

A Guarda Civil da Espanha prendeu dois irmãos brasileiros por suspeita de envolvimento com a organização terrorista islâmica conhecida como Estado Islâmico (Isis). As prisões foram feitas na última sexta-feira (24), mas o caso foi divulgado pela mídia espanhola somente nesta segunda-feira (27).

Segundo o Ministério do Interior da Espanha, os dois irmãos usavam as redes sociais para compartilhar conteúdos sobre fabricação de explosivos, envenenamento e de justificativa de ataques suicidas. Eles não tiveram os nomes revelados.

Os brasileiros também usariam grupos de mensagens para entrar em contato com pessoas já investigadas anteriormente por terrorismo.

A investigação contou com apoio da polícia federal estadunidense (FBI) e da Polícia Federal (PF) do Brasil. Os irmãos foram levados para uma prisão em Madri, onde estão à disposição do Judiciário.

Disfarçados de imigrantes

Conforme publicado pelo jornal El Pais, os dois viviam na região de Málaga, no sul do país, sem levantar suspeitas por parte dos vizinhos.

Um deles trabalhava na área de construção e outro, com piscinas. Os dois se mudaram para a Espanha no começo de 2023.

De acordo com a investigação, eles usavam aplicativos de mensagens criptografados para falar sobre o grupo terrorista.

Ainda não está definido se os brasileiros responderão pelo crime na Espanha ou se haverá pedido de extradição.

O Estado Islâmico é uma organização salafista (sunita radical) e jihadista, que defende uma luta armada pela religião. Esse grupo chegou a dominar territórios na Síria e Iraque.

MPF acusa 11 brasileiros de promover Estado Islâmico e recrutar jihadistas