21 MIL MORTOS

Jovem turco é resgatado 94 horas após terremoto: ‘Bebi urina para sobreviver’; vídeo

Cinco dias após o tremor de terra, mais de 21 mil mortes foram confirmadas pelas autoridades da Turquia e da Síria

Equipes de resgate turcas retiraram um adolescente com vida dos escombros de um prédio no sul da província de Gaziantep após 94 horas do forte terremoto que assolou o país e a Síria. O jovem identificado como Adnan Muhammet Korkut, de 17 anos contou que teve de beber sua própria urina para sobreviver. Cinco dias após o tremor de terra, mais de 21 mil mortes foram confirmadas pelas autoridades da Turquia e da Síria.

— Bebi minha própria urina para sobreviver e sobrevivi graças ao meu Deus — diz Korkut em vídeo respondendo a uma pergunta feita logo após o resgate. — Esperei vocês virem e vocês vieram, graças a Deus. Agradeço a todos vocês — acrescentou.

O adolescente contou que se alimentou das flores que sua mãe cultivava. Ele também relatou que ainda conseguia ouvir os latidos de seu cão, e ouviu uma promessa:

— Também vamos procurar o cachorro — disse um membro da equipe de resgate.

Tempo para salvar vidas se esgota

Com o avançar das horas, a esperança de encontrar sobreviventes é cada vez menor nas zonas afetadas pelo terremoto da última segunda-feira na Turquia e na Síria, um dos mais potentes em décadas na região, e que provocou mais de 21 mil mortes.

Centenas de pessoas morreram após tremor de magnitude 7,8

Em todas as regiões afetadas as equipes de emergência prosseguiram nesta quinta-feira com as buscas por milhares de pessoas que as autoridades suspeitam que estão presas nos escombros. O otimismo diminui com as temperaturas gélidas e a superação do prazo de 72 horas, considerado crucial para resgatar sobreviventes.

O novo balanço, baseado em dados oficiais e médicos, é de 17.674 mortos na Turquia e 3.377 na Síria, aumentando o número geral para 21.051. Segundo especialistas, ele irá aumentar.