Mundo

Lula vai ao Japão para participar de Cúpula do G7 neste mês

Presidente foi convidado pelo primeiro-ministro Japonês, Fumio Kishida

Infecção no pulmão pode ser grave quando em estágio avançado e não tratada Lula é diagnosticado com pneumonia e adia viagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da Cúpula do G7, que ocorre nos dias 20 e 21 de maio, no Japão. A presença de Lula no evento foi confirmada pelo Itamaraty nesta sexta-feira. Essa será a sétima vez que o Brasil participará do encontro, todos os convites anteriores foram feitos durante o governo Lula.

Além do Brasil, outros sete países que não são membros do grupo foram convidados: Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã. O encontro do G7 acontecerá em Hiroshima e Lula foi convidado para o encontro pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

O G7 reúne os países mais industrializados do mundo e é formado pelos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Itália, França e Alemanha, além do Japão. O colegiado costuma convidar países em desenvolvimento para as reuniões.

” O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos – e mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem”, escreveu o Ministério das Relações Exteriores em nota.

O presidente Lula tem cumprido uma intensa agenda de política externa. Desde que iniciou o mandato, Lula já foi para Estados Unidos, Argentina, Uruguai, China, Portugal, Espanha e está atualmente em viagem ao Reino Unido.