tragédia

Terremoto na Turquia e na Síria: veja antes e depois de locais destruídos

Autoridades confirmaram que número de mortos passou de 35 mil nesta segunda-feira

Os três foram retirados das ruínas de um prédio 13 dias Turquia: uma criança e mais duas pessoas são resgatadas 296 horas após o terremoto

O número de mortos decorrentes do terremoto que atingiu Turquia e Síria há uma semana chegou a 35 mil nesta segunda-feira. Fotos mostram o antes e depois de diversos pontos dos países [veja abaixo]. Em um dos registros é possível ver uma área com diversas construções ruídas e um estádio de futebol, na cidade de Kahramanmaras, que, intacto, está sendo usado como abrigo para desalojados.

Este é um dos tremores mais potentes a atingir a Turquia e a Síria em décadas e já integra a lista dos terremotos mais mortais do século XXI. Em necrotérios improvisados no sul da Turquia, em estacionamentos, estádios, ou ginásios, famílias desesperadas procuram parentes mortos na tragédia. O local fica à beira de um vasto terreno na periferia da cidade, onde carros funerários vêm e vão sem parar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), que já liberou US$ 16 milhões (R$ 83 milhões) do seu fundo de emergência para a tragédia, cerca de 15 hospitais na Turquia sofreram danos parciais ou graves com os tremores, o que dificulta o atendimento aos feridos. Mais de 4 mil edifícios desabaram em decorrência do sismo. Já na Síria, a OMS afirma que 20 instalações sanitárias foram danificadas, entre elas quatro hospitais.

Número de vítimas deve aumentar

O secretário-geral adjunto da ONU para Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, disse ao canal de televisão britânico Sky News que o número de mortos no terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na última segunda-feira deve “dobrar ou mais”.

— É realmente difícil estimar com muita precisão, porque você tem que ficar sob os escombros, mas tenho certeza que vai dobrar ou mais — disse Martin Griffiths na cidade turca de Karamamaras, perto do epicentro do tremor.

O número de óbitos deve ultrapassar os 50 mil, segundo as estimativas do especialista.

— Já lidamos com muitos conflitos ao redor do mundo (…) Mas perder 20, 30 ou 40 mil pessoas em uma noite, não vemos isso nem nesses conflitos. É assustador — acrescentou Griffiths.

Terremoto na Turquia e na Síria: veja fotos do antes e depois

• Veja mais fotos da destruição causada pelo terremoto que atingiu a Turquia e a Síria

*Com informações do O Globo