Estados Unidos

Trump diz que “atendeu a pedido da população” com medidas sobre imigração

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em discurso ao Congresso nesta terça-feira que…

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse em discurso ao Congresso nesta terça-feira que seu governo “atendeu a pedido da população” ao lançar medidas sobre imigração e anunciou que o governo está trabalhando em um novo decreto para “proteger os cidadãos do terrorismo”.

“Precisamos restaurar a integridade e a lei em nossas fronteiras”, afirmou o magnata, voltando a citar a construção de um “muro gigante” na fronteira com o México, o que gerou reações controversas dos congressistas.

Trump ainda citou os ataques terroristas de Boston e San Bernardino e garantiu que tomará medidas fortes para proteger os EUA do “islamismo radical terrorista”. “Os EUA não podem se tornar santuário de extremistas”

O Estado Islâmico também foi citado pelo presidente, que disse estar trabalhando em um projeto com aliados árabes para destruir a organização terrorista. Trump reafirmou, ainda, a “aliança inquebrável” com Israel.

Reforma baseado em mérito

Donald Trump também prometeu reformar a política de imigração do país com substituição de sistema tradicional por um sistema de mérito. “A política atual de imigração diminui os salários de nossos trabalhadores menos qualificados e colocam uma grande pressão sobre os contribuintes”, afirmou.

Segundo Trump, países como Canadá e Austrália usam um sistema de imigração baseado no mérito. “É um princípio básico que aqueles que buscam entrar em um país precisam conseguir se sustentar financeiramente. Entretanto, aqui nos EUA, não reforçamos essa regra. De acordo com a Acadêmica Nacional de Ciências, nosso sistema atual de imigração custa aos contribuintes muitos bilhões de dólares ao ano”, declarou.

O republicano afirmou que se afastar de uma política de imigração de “trabalhadores de mão de obra barata” e adotar um sistema baseado em mérito traria diversos benefícios como o aumento dos salários e a chegada de mais famílias à classe média.