tragédia

Turquia registra segundo forte terremoto; número de mortos passa de 1,7 mil

O tremor também afetou a Síria

Os tremores foram os mais fortes registrados na região desde 1939 Mortes após terremoto na Turquia e na Síria ultrapassam 11 mil; veja fotos

Um segundo terremoto de magnitude 7,6 atingiu a região de Kahramanmaras, no sudeste da Turquia, nesta segunda-feira (6). Segundo a Autoridade de Gerenciamento de Emergências e Desastres do país (AFAD), o terremoto ocorreu a uma profundidade de 7 km.

O tremor secundário está localizado a aproximadamente 95 quilômetros ao norte do primeiro tremor que ocorreu no sul da Turquia, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

De acordo com a AFAD, este é o maior dos mais de 30 tremores secundários ocorridos até agora. Esta é uma estimativa preliminar da magnitude do terremoto e está sujeita a alterações.

O terremoto de magnitude 7,5 é considerado um tremor secundário do terremoto anterior de magnitude 7,8.

Antes dos 7,8 desta manhã, o terremoto de magnitude 7,5 teria sido o mais poderoso a atingir a Turquia desde o Izmit em 1999, que matou pelo menos 17.000 pessoas.

O terremoto fatal de magnitude 7,8 que abalou o sul da Turquia, derrubou prédios e fez moradores correrem para as ruas. O tremor também afetou a Síria.

Na Turquia, 1.121 morreram, segundo o último balanço do governo. Já na Síria, foram 592, segundo a agência de notícias Sana.

*Com informações da CNN e G1