Ucranianos capturam blindado russo e, após o veículo dar problemas, ligam para o suporte técnico… da Rússia
Vídeo mostra soldado ligando para a empresa Uralvagonzavod
A guerra da Rússia contra a Ucrânia já dura mais de um ano e meio. Nesse tempo, o exército ucraniano já capturou cerca de 200 tanques T-72B3 de Moscou — modelo cujas características operacionais as tropas de Volodymyr Zelensky, o líder de Kiev, não dominam tanto. Após um deles apresentar problemas e os mecânicos locais não conseguirem resolver, os ucranianos ligaram para o suporte técnico. Na própria Rússia! Incrivelmente, eles foram atendidos, e a ligação foi registrada em vídeo.
O T-72B3 é fabricado pela empresa Uralvagonzavod, que tem sede na cidade de Nizhny Tagil, no oeste da parte asiática da Rússia. Mas o modelo que estava “vomitando óleo”, com compressores parados e com o mecanismo elétrico de rotação falhando, havia sido incorporado à 54ª Brigada Mecanizada do Exército ucraniano, que luta em torno de Kramatorsk, no leste da ex-república soviética. A tropa opera principalmente equipamentos soviéticos, incluindo tanques T-64 e veículos de combate BMP, além de alguns dos ex-russos T-72B3, como revelou a revista americana “Forbes”.
No vídeo que mostra a ligação de um oficial ucraniano para a Uralvagonzavod, um russo identificado como Aleksander Anatolevich prometeu que levantaria os problemas com o departamento responsável pelo blindado e com os fabricantes dos motores do tanque. Então, o ucraniano, ao perceber que não tinha sido “identificado”, também fez contato com o diretor da companhia, Andrey Abakumov, que pediu ao oficial para que descrevesse detalhadamente os problemas pelo WhatsApp.
Após a solicitação, o oficial ucraniano, enfim, revelou que era do exército inimigo e que capturou o T-27B3 perto de Izium, no leste da Ucrânia, no fim do ano passado. Rindo, encerrou a ligação.
• Ucranianos passeiam em tanque russo após vitória da resistência em Kharkiv; vídeo