ESTADOS UNIDOS

Usuários do TikTok dizem ter causado esvaziamento em comício de Trump

Usuários do aplicativo TikTok e fãs de K-pop podem ter sido responsáveis pelo esvaziamento do…

Trump pagou US$ 2,7 mi a organizadores de manifestação que levou à invasão do Capitólio
Trump pagou US$ 2,7 mi a organizadores de manifestação que levou à invasão do Capitólio

Usuários do aplicativo TikTok e fãs de K-pop podem ter sido responsáveis pelo esvaziamento do comício do presidente Donald Trump, em Tulsa, na noite de sábado —  o primeiro depois de a pandemia da Covid-19 se disseminar pelos Estados Unidos. De acordo com uma reportagem do New York Times, depois que a conta oficial da campanha do presidente americano pediu para que os apoiadores se registrassem gratuitamente para comparecer ao evento de campanha, fãs de K-pop e usuários do TikTok incentivaram os seguidores a se inscreverem e não comparecerem.

A campanha de Trump via o comício como uma maneira de revigorar a base do presidente e angariar apoio, já que as últimas pesquisas de opinião mostravam um rápido crescimento do rival, o democrata e ex-vice-presidente Joe Biden. Dias antes do evento do evento, o chefe de campanha de Trump, Brad Parscale, chegou a afirmar que recebera mais de um milhão de inscrições para participar do comício.

A estratégia, no entanto, pode ter dado certo: um porta-voz do Departamento de Bombeiros de Tulsa disse à agência Reuters que  6.200 pessoas participaram do comício na arena BOK Center. Jornalistas que cobriram o evento também relataram que o local estava vazio diante da capacidade máxima, de 19 mil pessoas. Com um público bem menor que o esperado, a campanha  cancelou um discurso com o vice-presidente Mike Pence,  planejado para acontecer do lado de fora da arena.

“Todos os que querem ver este auditório de 19 mil lugares quase vazio: vamos reservar bilhetes e deixá-lo lá sozinho no palco”, escreveu Mary Jo Laup a milhares de seguidores no TikTok, no dia 11. No dia seguinte, o vídeo já havia sido visto mais de dois milhões de vezes. Segundo o New York Times, muitos usuários das redes sociais apagaram  as mensagens 24 ou 48 horas depois, para não levantar suspeitas.