22 de dezembro, aniversário de Iris, foi, durante décadas, termômetro político em Goiás

Os principais nomes do cenário político goiano usaram as redes sociais para, neste 22 de…

22 de dezembro, aniversário de Iris, foi, durante décadas, termômetro político em Goiás
Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás

Os principais nomes do cenário político goiano usaram as redes sociais para, neste 22 de dezembro, lembrar Iris Rezende, que completaria 88 anos hoje. Durante muito tempo essa data e a grande festa que ele realizou em sua fazenda, em Guapó, entre 1983 e 2009, foi também um termômetro do apetite político de Iris e, consequentemente, dos possíveis rumos da política em Goiás. A manutenção do evento popular no início dos anos 2000, após as derrotas de 1999, ao governo, e de 2003, ao Senado, foi lida, à época, como seu desejo de permanecer atuando politicamente. Em 2010, quando tinha acabado de perder a eleição para governador, a não realização da tradicional festa de aniversário foi interpretada como uma possível aposentadoria política. A previsão se mostrou errada, e Iris seguiu atuante mesmo depois de anunciar a aposentadoria, no ano passado, tendo sido crucial para a aliança entre o MDB, sob o comando de Daniel Vilela, com o governador Ronaldo Caiado. 

Lembrança

O governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, e o presidente do MDB, Daniel Vilela, fizeram homenagens a Iris em suas redes sociais.

Filho sem pai

Passou pela Comissão Mista da Câmara de Goiânia o projeto de lei que propõe o aumento no número de vereadores de 35 para 39. Clécio Alves foi registrado no site da Câmara como o autor da proposta, o que ele nega. O projeto tem sido descrito no site da Casa como “de autoria de 14 vereadores”. Um reflexo direto da mudança, se aprovada, é que ficará um pouco mais fácil se eleger. Em tempo: Clécio votou contra.

Holofotes

Os vereadores retiraram da proposta o trecho que propunha aumento nos próprios salários. Hoje é R$ 15,6 mil. A proposta era aumentar para R$ 18,6 mil.

Notável

Falta menos de um ano para eleição e até hoje não foi publicada nenhuma pesquisa de intenção de voto para governador e senador em Goiás. Não faltam, entretanto, pesquisas internas, com resultados variáveis.