COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Acende a luz amarela no QG do Professor Alcides

Evento de lançamento de pré-candidatura deixa dúvidas no ar

A luz amarela foi acesa no QG do deputado federal Professor Alcides (PL). A avalição de um experiente político, que já trabalhou em várias campanhas eleitorais em Aparecida de Goiânia, é que o evento de lançamento da pré-candidatura do empresário à prefeito em 2024 reuniu mais gente de fora da cidade por causa da presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) do que por causa da liderança do político aparecidense. 

“Na multidão tinha mais gente de fora e no palanque ficou latente a ausência de lideranças políticas da cidade de Aparecida. Sem Bolsonaro, o Professor Alcides teria dificuldade em realizar um evento apenas com líderes de Aparecida”, confidenciou à coluna o interlocutor. 

Mesmo em Goiás e convidada pessoalmente pelo aniversariante, a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro também não foi ao evento. Nos bastidores, a não ida e o discurso dúbio de Bolsonaro sobre apoio a Alcides seria para não contrariar as lideranças do segmento evangélico em Goiás que apoiam o ex-presidente, mas não tem simpatia pela pré-candidatura de Alcides à prefeito de Aparecida.

No dia 25 de outubro, em entrevista a uma rádio comunitária da cidade, Professor Alcides declarou que estava contando com a presença do ex-prefeito Gustavo Mendanha, que vai se filiar ao MDB do prefeito Vilmar Mariano; 15 vereadores e até do ex-secretário Tatá Teixeira, fiel escudeiro de Mendanha. 

Apenas cinco dos 25 vereadores compareceram ao evento e nem Mendanha, nem Tatá foram ao evento. 

Se a ausência de Mendanha era esperada, porque ele tem compromisso com o seu sucessor – Vilmar Mariano – a surpresa ficou por conta da ausência de políticos aparecidenses que poderiam apoiar a pré-candidatura de Professor Alcides à prefeito, como o presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB); o deputado federal Glaustin da Fokus (Podemos) e o ex-prefeito Ademir Menezes (PSD).