TEMPERATURA

Alcolumbre sinaliza que vai contar votos para indicação de Flávio Dino ao STF

Ministro sofreu desgastes após polêmica com "dama do tráfico amazonense"

De saída da Justiça, Dino diz que vai enviar projeto que obriga câmeras em fardas
De saída da Justiça, Dino diz que vai enviar projeto que obriga câmeras em fardas (Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil)

Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, o senador Davi Alcolumbre irá fazer uma contagem de votos para uma eventual indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF). A CCJ é o primeiro local por passa o indicado.

A informação foi colhida com aliados de Alcolumbre pela coluna de Lauro Jardim, no O Globo. Dino era o favorito para substituir a ministra Rosa Weber, que se aposentou no fim de setembro, mas reportagem do Estadão que revelou encontros de secretários do Ministério com a “dama do tráfico amazonense” gerou desgastes ao político.

Dito isto, a repercussão negativa atrapalhou o favoritismo do ministro. Além dele, também são cotados para o cargo Bruno Dantas, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), e Jorge Messias, advogado-geral da União.

Vale citar, o STF tem hoje nove homens entre seus 11 integrantes. Se Rosa não for substituída por outra mulher, Cármen Lúcia será a única no tribunal. Existe uma campanha para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indique uma mulher negra para a Corte.