Em meio a investigações

Além da homenagem, Bolsonaro terá almoço com aliados em Goiânia

Ex-presidente deve chegar por volta das 11 horas a capital e vai almoçar na residência do senador Wilder Morais (PL)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ao lado do deputado federal Gustavo Gayer e Fred Rodrigues, estadual (Foto: Divulgação)

A nova passagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Goiânia, nesta sexta-feira (18/08), promete ser intensamente política. Além do titulo de cidadão goiano que receberá às 19 horas na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), o capitão da reserva se reunirá com aliados num almoço promovido pelo presidente do PL em Goiás e senador Wilder Morais.

Na residência de Wilder, o ex-presidente deverá se reunir com seus principais aliados em Goiás. O deputado estadual Fred Rodrigues (DC), os deputados federais Alcides Ribeiro e Gustavo Gayer, além do ex-deputado federal Major Vitor Hugo, todos do PL. No cardápio do almoço, muita política. Os três últimos devem disputar as eleições em 2024, nas principais cidades goianas.

Nos bastidores, Bolsonaro não esconde o desejo de emplacar as candidaturas de Alcides Ribeiro para a Prefeitura de Aparecida, Gustavo Gayer em Goiânia e Vitor Hugo em Anápolis. O primeiro já anunciou que vai lançar a pré-candidatura em um evento em outubro que contará com a presença de Bolsonaro. O segundo, apesar de ter garantido a aliados que vai para o pleito, publicamente diz que está avaliando a possibilidade.

A situação de Vitor Hugo é um pouco mais misteriosa. Ao Mais Goiás, diz que tem conversado regularmente com o ex-presidente e que a decisão será anunciada em breve. Ele reforça que está bem posicionado nas pesquisas em Goiânia e que se Gayer não for o candidato da chapa na capital, lançará seu nome.

No entanto, há uma segunda hipótese: o lançamento da candidatura em Anápolis, em uma eventual campanha de Gayer na capital. Vitor Hugo também abriria mão de disputar um mandato para trabalhar nos bastidores das eleições em 2024. “A ideia é trabalhar para eleger o máximo de prefeitos nas principais cidades goianas e focar nas eleições ao Senado em 2026”, destaca.

O ponto que atrai Vitor Hugo é o fato de ser uma eleição com duas vagas disponíveis na Casa Alta do Congresso Nacional. “Pela primeira vez poderíamos ter a maioria da direita ali. Isso de certa forma, é algo que deve ser avaliado e me atrai”, pondera.

Aliados de Bolsonaro minimizam investigações por desvio de joias e presentes

Aliados ouvidos pelo Mais Goiás também minimizam as investigações sobre desvios de presentes e joias que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido alvo e usam a estratégia conhecida de direcionar críticas a veículos do jornalismo profissional e sugerirem que tudo não passa de fake news. A Polícia Federal, no entanto, já instaurou inquérito encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Seja como for, todos esses assuntos estarão presentes no almoço que Bolsonaro terá com os aliados. De lá, terá compromissos pessoais e seguirá para a sequência do tratamento odontológico que o cirurgião-dentista Rildo Lasmar vem tocando. Antes da solenidade na Alego, terá uma reunião no gabinete do deputado estadual Fred Rodrigues (DC). Foi o parlamentar quem fez o requerimento que fez valer a entrega de cidadão de título goiano, aprovada em 2019.