TRIBUTOS

Alysson Lima tem como bandeira alterar Constituição para limitar aumento de impostos

Candidato à Câmara Federal, o deputado estadual Alysson Lima (PSB) pretende manter como bandeira, caso…

Alysson Lima tem como bandeira alterar Constituição para limitar aumento de impostos
Alysson Lima tem como bandeira alterar Constituição para limitar aumento de impostos (Foto: Maykon Cardoso - Assembleia Legislativa)

Candidato à Câmara Federal, o deputado estadual Alysson Lima (PSB) pretende manter como bandeira, caso eleito, as pautas voltadas para a economia social e orçamento das famílias, algo que defende desde o mandato por vereador de Goiânia. Ao Mais Goiás, ele revelou que será prioridade modificar o artigo 145 da constituição, “que não limita o aumento de impostos e não respeita a capacidade contributiva do cidadão”.

Diz a legislação: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: impostos; taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição; contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.”

De acordo com Alysson Lima, os aumentos podem ocorrer a revelia, pois não se fala de capacidade contributiva. “Não tem freios”, argumenta e exemplifica: “Quando não tem regras rígidas, acontece como no caso do IPTU em Goiânia [no começo do ano], quando os aumentos ficaram acima de 55%.”

Além disso, ele cita o IPVA, que por causa da pandemia da Covid-19 viu reajustes muito altos nos veículos seminovos. “Só diz que é se baseia na tabela Fipe. Então, se aumentar muito de um ano para outro é preciso seguir?”, questiona retoricamente.

Segundo ele, hoje existem 17 reformas tributárias em Brasília. A mais conhecida é do deputado federal Baleia Rossi (MDB). Todavia, ele diz que nenhuma delas prevê a revisão do artigo 145 da Constituição. “Poucos políticos fazem essa abordagem. É preciso colocar travas e limitadores”, reforça o parlamentar.

Vale citar, qualquer alteração na lei maior do País só é possível por proposta de emenda à Constituição (PEC). O primeiro turnos das eleições deste ano está marcado para 2 de outubro.