LEVE, MODERADO, GRAVE

Anápolis vai decidir, semana a semana, se flexibiliza ou endurece quarentena

Anápolis publicou um novo decreto para regular as ações de combate ao coronavírus (Covid-19). Na…

Decreto de Anápolis prevê flexibilizar ou endurecer, conforme status da pandemia
Decreto de Anápolis prevê flexibilizar ou endurecer, conforme status da pandemia

Anápolis publicou um novo decreto para regular as ações de combate ao coronavírus (Covid-19). Na verdade, trata-se da primeira cidade a emitir um texto flutuante, no país, ou seja, que varia de acordo com o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Vale destacar que o município, no começo da tarde desta terça-feira (28), registrava 36 casos confirmados e um óbito que, segundo a assessoria da prefeitura, não foi de um anapolino, mas de uma pessoa de São Paulo que foi internada lá. Dos cerca de 30 leitos de UTI, nenhum estava com pacientes, o que significa risco baixo.

Os status, que serão avaliados semana a semana, são divididos em leve, moderado e grave – verde, amarelo e vermelho. A previsão é de divulgação às quintas-feiras pela Secretaria Municipal de Saúde (Samusa), passando a valer sempre na segunda-feira. As variações, que não contemplam a área da educação (esta ainda está em análise), são baseadas em uma tabela de risco do Ministério da Saúde, conforme informou a prefeitura, e visam dar previsibilidade aos comerciantes.

Sobre as regras para mudança de status, em relação a porcentagem de leitos ocupados, a assessoria da prefeitura informou que quando houver a ocupação de sete leitos, ocorre a mudança de leve para moderado. Quando chegar a 20, vai para o grave.

Para entender melhor como funciona, foi exemplificado que um restaurante pode funcionar de portas abertas com um terço da clientela no status leve. Se moderado, apenas o delivery poderá funcionar e no grave, só entregas a domicílio. Por se tratar de um texto extenso, a medida valerá para toda a crise pandêmica. O decreto foi assinado pelo prefeito Roberto Naves (Progressista) na segunda-feira (28).

Anexos

Além do panorama disposto no decreto, existem, ainda, 12 anexos que tratam de protocolos de: saúde, transportes, construção civil, alimentação, higiene, agropecuária, serviços essenciais diversos, entretenimento e lazer, aglomerações, serviços não essenciais diversos, geral e relação de flexibilização pelo rol da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Em cada um deles, estão colocadas mais informações específicas, como regras de funcionamento para as três situações – verde, azul e vermelho.

No anexo geral, por exemplo, são colocadas as regras básicas como o uso de máscaras, exceto para serviços que exijam EPIs específicos; evitar a formação de aglomerações, principalmente nos ambientes fechados, mantendo distância mínima de 2 metros (raio de 2 metros); adoção de trabalho remoto, quando possível; manter ambientes arejados por ventilação natural; etc.

Sobre o transporte há a permissão para cada nível de risco, bem como critérios de funcionamento. Na aba “o que abre?”, estão dispostos os tópicos: indústria; serviço de transporte e entrega de cargas; serviços de transporte coletivo (terminal urbano) e privado de passageiros incluindo os aplicativos; comércio, atacado e varejo; e serviços ligados à cadeia.

No verde, por exemplo, considerando “serviços ligados à cadeia”, abrem as borracharias, oficinas, autoelétricas, alinhamento/balanceamento, lava a jato, aluguel de veículos, estacionamentos particulares, serviços de emplacamento, fretamento e outros, seguindo o protocolo geral. No vermelho, só aqueles ligados à manutenção de veículos automotores.

No anexo construção civil, no tópico “obras”, o verde permite qualquer tipo, desde que observados o protocolo geral. No vermelho, “somente as relacionadas à energia elétrica, saneamento básico, hospitalares, penitenciárias, sistema sócio educativo, infraestrutura pública, interesse social”.

O intuito do detalhamento, como já informado, é dar previsibilidade aos trabalhadores. É possível conferir o decreto completo AQUI.