ELEIÇÕES

Ao Mais Goiás, Wolmir promete concurso para 10 mil policiais e câmeras em fardas

Segundo candidato a governador a ser sabatinado pelo Mais Goiás, Wolmir Amado (PT) afirmou, nesta…

Ao Mais Goiás, Wolmir promete concurso para 10 mil policiais e câmeras em fardas (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Ao Mais Goiás, Wolmir promete concurso para 10 mil policiais e câmeras em fardas (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Segundo candidato a governador a ser sabatinado pelo Mais Goiás, Wolmir Amado (PT) afirmou, nesta terça-feira (30) que em realizará concurso para contratação imediata de 10 mil policiais, se for eleito. Wolmir diz que serão seis mil vagas para Polícia Militar e outras quatro mil a serem divididas entre Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Técnico-Científica e outras forças de segurança que precisam ser contempladas.

“Precisamos fazer concurso imediato para dez mil policiais. Seis mil para Polícia Militar, e quatro mil que abranjam polícias técnico-científica, penal, Civil, e outros setores em descoberto”, disse Wolmir. “Em paralelo, precisamos melhorar o acompanhamento psicológico desses trabalhadores, desses policiais, sobretudo dos que estão na linha de frente”.

O candidato assumiu também o compromisso de determinar a instalação de câmeras em fardas de policiais, com o objetivo de reduzir a letalidade em operações que envolvam a Segurança Pública. “O que a sociedade pede é a instalação das câmeras nas fardas, pelo menos em locais em que há policiais em abordagens conflituosas”, disse.

Ao Mais Goiás, Wolmir promete concurso para 10 mil policiais e câmeras em fardas (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Ao Mais Goiás, Wolmir promete concurso para 10 mil policiais e câmeras em fardas (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Desgaste do PT

Wolmir é ex-reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e disputa agora a sua primeira eleição. O professor, que tem formação em Filosofia, escolheu o PT para se filiar. E afirma que o partido não enfrenta mais o mesmo desgaste que enfrentava anos atrás.

“Os que me antecederam dizem que isso [o desgaste] se atenuou demais. Que aqueles momentos fortes, de quatro ou cinco anos atrás, muito controvertidos e de anti-petismo, atenuaram-se. A questão do PT hoje enfrenta uma percepção diferente do que se instalou nos últimos quatro anos”.

Ainda dentro desse assunto, Wolmir defendeu as gestões de dois ex-prefeitos de Goiânia do PT, que encerraram os seus mandatos sobre críticas: Paulo Garcia e Pedro Wilson. “Parece-me que sempre há uma linha de coerência entre aqueles prefeitos, governadores da esquerda, no sentido de empenhar-se pela inclusão social. E os indicadores mostram que os indicadores sociais e ambientais melhoraram muito. Isso aqui também, em Goiânia”, diz Wolmir.

Denúncias de corrupção

O ex-reitor afirma que os eventuais indícios de corrupção devem ser investigados pela Justiça e que, no universo político, eles não são exclusividade do PT. “Temos que superar a corrupção. Se eu quisesse ingressar em um partido de puros, não ingressaria em nenhum. Me diga um partido que não tenha nenhuma mancha de corrupção. Isso não existe. Agora, nós tivemos momentos em que confessaram crimes. Eles que se submetam ao Judiciário”.

Wolmir foi um dos últimos candidatos a governador a ser oficializado. Na pré-campanha, havia grupos significativos do PT que defendiam apoio do partido a candidaturas dos ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, como forma de ampliar o palanque do ex-presidente Lula em Goiás. Wolmir admite que a demora do PT em se decidir “trouxe consequências” ao seu projeto político.

“Uma das consequências dessa protelação é que você demora para estruturar o seu processo eleitoral, para colocar o seu nome, para torná-lo mais conhecido, para entrar no jogo eleitoral, e isso claro que impacta e prejudica. Agora vamos intensificar nosso trabalho, com ações criativas”, disse o petista.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Mais Goiás (@maisgoias)

Outras sabatinas

Na última segunda-feira (29), o Mais Goiás entrevistou Edigar Diniz (Novo) e hoje, sabatinou Wolmir. Além deles, participarão Ronaldo Caiado (União Brasil), Major Vitor Hugo (PL) e Gustavo Mendanha (Patriota). Eles foram os cinco candidatos mais bem posicionados na corrida eleitoral ao governo do Estado no levantamento do instituto Goiás Pesquisas divulgado em julho.

A ordem das entrevistas foi definida em sorteio com presença dos assessores dos candidatos. A sabatina terá quatro blocos, com intervalos de 2 minutos e meio. Cinco entrevistadores fixos vão poder se intercalar com perguntas de tema livre; são eles: Francisco Costa (Mais Goiás), Rubens Salomão (Sagres TV), Thiago Mendes (Rádio Bandeirantes) e Lucas Santana (TV Goiânia Band).

Assista a entrevista com Wolmir na íntegra: