PRONUNCIAMENTO

Ao retirar nome da disputa, Doria alfineta o PSDB

O ex-governador de São Paulo, João Doria, retirou a pré-candidatura à presidência. Em pronunciamento de…

Entusiasta da 1ª vacina contra Covid do Brasil, Doria celebra prêmio Nobel para pesquisadores
Entusiasta da 1ª vacina contra Covid do Brasil, Doria celebra prêmio Nobel para pesquisadores (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O ex-governador de São Paulo, João Doria, retirou a pré-candidatura à presidência. Em pronunciamento de cerca de dez minutos, nesta segunda-feira (23), ele também alfinetou a decisão do partido dele, o PSDB, de lançar um nome conjunto com o MDB e Cidadania.

“Agradeço quem lutou pela democracia interna do partido”, disse no fim do discurso, ao lembrar que foi o vencedor das prévias do fim do ano passado para disputar o Planalto. Doria chegou a enviar carta para o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo – que estava ao lado dele durante o discurso -, pressionando a sigla a aceitar o resultado das prévias.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, inclusive, defendeu a posição de Doria. Na última semana, porém, o PSDB, o MDB e o Cidadania consideraram o nome da senadora Simone Tebet (MDB) o mais viável.

“Seguirei como observador sereno do meu País”, disse em tom melancólico. Ainda em sua fala, o ex-governador de São Paulo disse que sai como entrou: “Cheio de ideias e com o coração cheio de esperança.”

Trecho da desistência

Na manhã desta segunda, Doria retirou o nome da disputa. “Hoje, neste 23 de maio, serenamente entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom senso, o diálogo e o equilíbrio. Sempre busquei e seguirei buscando o consenso, mesmo que ele seja contrário a minha vontade pessoal. O PSDB saberá tomar a melhor decisão no seu posicionamento para as eleições deste ano. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas com a alma leve, com a sensação de dever cumprida e missão bem realizada.”

Ele também aproveitou o momento para criticar Bolsonaro (PL) e Lula (PT), a quem classificou como extremos. Segundo ele, os eleitores “não aquele que foi envolvido em escândalos de corrupção. E nem aquele que não deu conta de salvar vidas, não deu conta de salvar a economia e que envergonha nosso país em todo o mundo”.

Doria em Goiás

O ex-governador de São Paulo, João Doria, esteve em Goiás na última sexta (20). Naquele momento, ele ainda tentava salvar a pré-candidatura. Na ocasião, contudo, um dos pontos mais marcantes da participação dele foi a “confirmação” da pré-candidatura de Marconi Perillo (PSDB) ao governo.

“Alguém tem dúvida que Marconi será o próximo governador deste Estado?”, discursou para correligionários no Hotel Plaza Inn, em Goiânia. Ainda durante a fala, ele agradeceu pela defesa do nome dele para ser candidato à presidência e elogiou o goiano. “Você não é promessa, é a realidade que o povo espera nas próximas eleições”, disse.