OITIVA

AO VIVO: CPI da Covid ouve a médica defensora da cloroquina, Nise Yamaguchi

A médica imunologista Nise Yamaguchi presta depoimento aos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)…

Nise falará sobre o tratamento precoce e alteração da bula da cloroquina para ser considerada eficaz contra a Covid
Nise falará sobre o tratamento precoce e alteração da bula da cloroquina para ser considerada eficaz contra a Covid (Foto: reprodução/ Intercept Brasil)

A médica imunologista Nise Yamaguchi presta depoimento aos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 nesta terça-feira (1°/6). Yamaguchi é conhecida por ser defensora da hidroxicloroquina e da cloroquina no chamado “tratamento precoce” de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 (vírus causador da pandemia). Segundo depoimento de Antonio Barra Torres, presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a médica defendeu a modificação da bula do mencionado medicamento para que fosse definido eficaz contra Covid-19, embora entidades internacionais de saúde já tenham declarado o contrário.

“Agora, eu não tenho a informação de quem é o autor, quem foi que criou, quem teve a ideia. A doutora [Nise Yamaguchi], de fato, perguntou sobre essa possibilidade e pareceu estar, digamos, mobilizada com essa possibilidade”, esclareceu Antonio.

Para o senador governista Marcos Rogério (DEM-RO), um dos autores de requerimento para participação da imunologista, o depoimento será importante para “estabelecer a verdade”.

A CPI também ouvirá críticos da cloroquina, como a microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Natalia Pasternak, e o doutor em virologia Átila Iamarino.

Yamaguchi, que também é oncologista, foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta.