OITIVA

AO VIVO: CPI ouve deputado e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve, nesta terça-feira (22), o deputado e…

Osmar é tido como padrinho do chamado
Osmar é tido como padrinho do chamado "gabinete paralelo", que orientava o presidente Jair Bolsonaro nas medidas de combate à Covid (Foto: Marcelo Camargo)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid ouve, nesta terça-feira (22), o deputado e ex-ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB-RS). Ele é tido como padrinho do chamado “gabinete paralelo”, grupo supostamente formado para orientar o presidente Jair Bolsonaro nas ações diante à pandemia do novo coronavírus.

O nome de Osmar Terra e a sua participação no mencionado grupo foram citados em depoimento do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta à CPI, ocorrido em maio. Na ocasião, Mandetta disse que “outras pessoas” buscavam desautorizar orientações do Ministério da Saúde a Bolsonaro. Entre elas, o ex-ministro da Cidadania.

O deputado já se mostrou publicamente contra as medidas de isolamento social e a favor dos medicamentos do kit Covid, que não contam com eficácia científica comprovada. Os autores do requerimento para participação do ex-ministro da Cidadania foram os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Rogério Carvalho (PT-SE).

“Em várias oportunidades, Osmar Terra externou sua opinião sobre a forma como deveria se dar o enfretamento à crise. Imunização coletiva não pela vacinação em massa da população, mas por meio da exposição do maior número possível de pessoas”, descrevem os parlamentarem na justificativa.