ELEIÇÕES 2024

Aparecida: Enquanto tensões aumentam, Caiado reforça que vai escolher candidatura da base na “próxima semana”

Ao responder questionamento sobre Aparecida, Caiado não citou Vilmar Mariano e disse que escolha seria feita pelo vice-governador Daniel Vilela e pelo ex-prefeito do município, Gustavo Mendanha

Caiado e Vilmar Mariano (Foto: Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

Em meio a um contexto político efervescente, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), anunciou neste sábado (30) que tomará uma decisão sobre o candidato que representará sua base política nas próximas eleições municipais de Aparecida de Goiânia, provavelmente “na próxima semana”. O gestor estadual destacou que incumbiu o ex-prefeito do município Gustavo Mendanha e o vice-governador Daniel Vilela, ambos do MDB, de liderarem as articulações políticas na região. 

Em conjunto com outras lideranças políticas locais, uma reunião está agendada para os próximos dias. “Reconhecemos o trabalho de articulação política de Gustavo e Daniel naquela cidade e os autorizei a resolverem e apresentarem uma solução. Deveremos nos reunir ainda esta semana para finalizar a decisão”, afirmou Caiado durante coletiva de imprensa, onde também confirmou o presidente da Federação da Indústria e Comércio (Fieg), Sandro Mabel, que está no Republicanos, mas vai para o União Brasil como pré-candidato da base governista em Goiânia.

Em nenhum momento, Caiado mencionou o atual prefeito Vilmar Mariano, também do MDB, como um potencial pré-candidato de sua base política. O atual contexto sugere um distanciamento entre o prefeito e os líderes que estão tomando as decisões. Vilmar e Gustavo, aliás, têm enfrentado uma série de desentendimentos nos últimos dois meses, o que gerou incertezas no círculo do gestor municipal.

Apesar de Vilmar negar a existência de um Plano B, ele afirmou ao Mais Goiás que conta com o apoio de pelo menos 16 partidos para sua possível filiação. Nos bastidores, há rumores de conversas com o PSD e até mesmo com o PT, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Pouco antes de Caiado se pronunciar, Gustavo Mendanha, ex-prefeito de Aparecida, solicitou a palavra. Expressou sua satisfação pela decisão de Sandro Mabel em concorrer à pré-candidatura em Goiânia, porém destacou que não votaria no ex-deputado federal. Mendanha sugeriu ter desistido de transferir seu título eleitoral para a capital. Informações apuradas pelo Mais Goiás indicam que, com a possibilidade da pré-candidatura de Leandro Vilela (MDB) em Aparecida de Goiânia, Mendanha mudou de ideia e se comprometeu a atuar como cabo eleitoral e um dos coordenadores da campanha do ex-deputado federal.