Bastidores do Poder

Apoio de governistas a Marconi desagrada candidatos ao Senado da base caiadista

Desde o início da campanha eleitoral, na semana passada, houve uma movimentação política atípica em…

Marconi Perillo (Foto: Jucimar Sousa - Mais Goiás)

Desde o início da campanha eleitoral, na semana passada, houve uma movimentação política atípica em Goiás. Vereadores, prefeitos, deputados e até mesmo ex-secretários que fazem parte da base do governador Ronaldo Caiado (UB) começaram a declarar apoio à candidatura de Marconi Perillo ao Senado. O fenômeno, que parece ser benéfico eleitoralmente para os dois líderes políticos, não está sendo bem aceito em núcleos da base governista compostos por aliados dos candidatos ao Senado da coligação do governador. Fontes internas do PSD contaram à coluna que a declaração de apoio do ex-secretário de Saúde do governo, Ismael Alexandrino (PSD), a Marconi, na noite de quinta-feira (25), caiu como uma bomba no partido, que tem o presidente da sigla, Vilmar Rocha, também como candidato ao Senado. Ismael se filiou ao PSD a pedido de Caiado e foi um dos fatores que segurou o partido ao lado do governador nestas eleições. Ismael, no entanto, afirma que o apoio é restrito ao município de Palmeiras de Goiás, um dos berços políticos de Marconi.

MDB no ninho

O ex-prefeito de Vianópolis Issy Quinan (MDB) também declarou apoio à candidatura de Marconi.

Aceitação

Nos bastidores palacianos, a conversa é de que o núcleo político de Ronaldo Caiado aceitou bem o movimento que apoia o projeto de reeleição do governador e a candidatura de Marconi ao Senado. O movimento, criado pelo prefeito de Minaçu, Carlos Alberto Lereia (PSDB), foi denominado de “Roma”.

Negação

Mas a primeira-dama Gracinha Caiado teria batido o pé com a criação do “Roma”. Gracinha está apoiando o presidente do PP, Alexandre Baldy, na disputa pelo Senado.

Provocação

Gustavo Mendanha participou do debate Portal 6 e UOL e, diante da ausência do candidato à reeleição, Ronaldo Caiado, aproveitou para postar nas suas redes sociais que espera o governador para, nos próximos eventos, debater “o futuro de Goiás”.