DEIXOU CARGO

Após ação da PF, secretário de Saúde do Tocantins pede exoneração

No dia da operação, Afonso Piva negou qualquer envolvimento

Após ação da PF, secretário de Saúde do Tocantins pede exoneração
Após ação da PF, secretário de Saúde do Tocantins pede exoneração (Foto: Reprodução - TV Assembleia do Tocantins)

A Polícia Federal (PF) cumpriu mandados de busca e apreensão em Palmas (TO), na quinta-feira (3), em operação que investiga um contrato no valor de R$ 6,9 milhões feito em 2021 pela Secretaria da Saúde. O documento serviu para a compra de cerca de 4 milhões em seringas para abastecer a rede pública de saúde do Tocantins. Na segunda (7), o titular da pasta, Afonso Piva, pediu exoneração do cargo.

Em nota, o Estado confirmou o pedido e o aceite do governador Wanderlei Barbosa. “O secretário decidiu deixar o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para melhor colaborar com o andamento das investigações e se dedicar, com exclusividade à sua defesa”, informou em nota.

Além do secretário, outros servidores do Estado e empresas são citados na investigação que apura os supostos crimes de fraude em licitação, desvio de verbas públicas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. O contrato em questão é analisado pela PF e pela Controladoria Geral da União (CGU).

Afonso estava à frente da pasta desde outubro de 2021. Ele será substituído pelo secretário de Administração, Paulo César Benfica, que acumulará os cargos até a nomeação de outro nome.

Vale lembrar, no dia da operação o então secretário negou as acusações. “É do meu total interesse que tudo isso seja esclarecido. Construí meu patrimônio ao longo de 19 anos de trabalho e nunca fui proprietário de qualquer empresa no setor de Saúde. Confio na justiça e vou provar a minha inocência”, disse em nota.

Nota completa do pedido de exoneração:

A Secretária de Estado da Comunicação (Secom), informa que o secretário da Saúde, Afonso Piva, entregou, nesta segunda-feira, 07, seu pedido de exoneração ao governador Wanderlei Barbosa.

O secretário decidiu deixar o comando da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para melhor colaborar com o andamento das investigações e se dedicar, com exclusividade à sua defesa.

No comando da SES, assume interinamente o secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, que ficará à frente da pasta até que um novo gestor seja nomeado.

Os Atos serão publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 7.