Acesso

Aprovado na Alego projeto que cria política pública para acesso à cannabis medicinal em Goiás

A iniciativa propõe fornecimento gratuito de medicamentos fitofármacos e fitoterápicos prescritos à base de CBD, CBG e THC no SUS

Nova maconha? Pesquisadores identificam planta na África que produz canabinoides para tratar doenças
Nova maconha? Pesquisadores identificam planta na África que produz canabinoides para tratar doenças (Foto: Pixabay)

Os deputados estaduais aprovaram por unanimidade, em sessão realizada na manhã desta quarta-feira (5), projeto de lei que cria política pública estadual para acesso à cannabis medicinal em Goiás. A matéria foi aprovada em segunda votação e segue para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). Lei parecida foi aprovada e promulgada em Goiânia.

O autor do projeto, deputado estadual Lincoln Tejota (UB), disse que se trata do projeto mais importante que elaborou. Ele apontou que se baseou em estudos científicos realizados a partir do trabalho da Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Ágape). Os trabalhos apontam dificuldades de diversas pessoas em ter o acesso ao medicamento em Goiás.

A iniciativa propõe a instituição da política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos fitofármacos e fitoterápicos prescritos à base de canabidiol (CBD), canabigerol (CBG) e tetrahidrocanabinol nas unidades de saúde pública conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“O CBD, que é importado, não atende às necessidades de muitas pessoas, pois se trata de apenas uma molécula, dentro do tratamento. Muitas pessoas têm procurado essas entidades, pois precisam de tratamento específico, voltados para elas. Esse projeto não se trata de distribuição de maconha ou CBD, mas que cria política pública pela Secretaria Estadual de Saúde, com médicos e Conselho Regional de Medicina”, justifica.

A maconha medicinal poderia beneficiar pelo menos 300 mil pacientes em Goiás. O cálculo é da Agape e envolve levantamento sobre número de pessoas acometidas por autismo, Alzheimer, epilepsia e fibromialgia, doenças cujo os estudos e tratamentos com a planta são considerados avançados.