BENEFÍCIOS

Assembleia terá autoconvocação para votação de matérias do governo

Cinco projetos de autoria do governo estadual devem ser analisados pela Assembleia Legislativa em sessões…

Sessão híbrida da Assembleia Legislativa (Foto: Maykon Cardoso - Alego / Divulgação)

Cinco projetos de autoria do governo estadual devem ser analisados pela Assembleia Legislativa em sessões extraordinárias a serem convocadas para a próxima sexta-feira (16). Entre eles está a concessão de Bolsa Qualificação, estabelecimento de regras para a Lei Aldir Blanc e o programa de transferência de renda que o governador Ronaldo Caiado (DEM) quer implementar, chamado de Mães de Goiás.

O programa de transferência de renda é visto por governistas como um legado a ser deixado pelo governo Caiado e deve substituir o Renda Cidadã, que foi suspenso em 2018 por recomendação do Ministério Público. O foco será para pessoas em situação de extrema pobreza com ajuda mensal de R$ 200 para mães, com duração de 12 a 36 meses.

Outro projeto a ser analisado é um programa de fomento para produtores rurais intitulado de ProGoiás Rural. A ideia é reduzir incidência do ICMS no setor para estímulo ao comércio principalmente de feijão e milho.

Outros benefícios

Há ainda a previsão para votação de três benefícios: Bolsa Qualificação, Bolsa Alfabetizador e Auxílio Alimentação. O primeiro voltado para capacitação de trabalhadores e artesãos. O segundo para alfabetização de adultos em situação de vulnerabilidade social. O terceiro voltado para jovens aprendizes. Estes três devem ser incluídos em um só projeto de lei.