ARRANCA-RABO

Bancada do PT na Alego protocola representação contra Amauri Ribeiro por quebra de decoro

'Deputado do chapéu' chegou a tentar agredir fisicamente Mauro Rubem e foi contido por policiais legislativos

Briga de Mauro Rubem e Amauri é destaque em canal do Youtube com 18 mil visualizações em 1 hora
Briga de Mauro Rubem e Amauri é destaque em canal do Youtube com 18 mil visualizações em 1 hora (Foto: Divulgação/Alego)

Uma semana após um duro embate que quase resultou em agressão física, a bancada do PT na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) protocolou uma representação conjunta por quebra de decoro parlamentar contra o deputado estadual Amauri Ribeiro, do União Brasil.

Além de tentar agredir Mauro Rubem, Amauri Ribeiro teria disparado ofensas contra a deputada estadual Bia de Lima, o que para a parlamentar pode configurar violência política de gênero. “A bancada entregou a representação, porque continuamente tenho sido desrespeitada. Não é uma questão do ponto de vista ideológico, é uma questão de ataque pessoal à minha pessoa, ao PT”, destacou a deputada.

No documento entregue ao presidente da Casa, Bruno Peixoto (União Brasil), e ao Corregedor, Cairo Salim (PSD), os parlamentares solicitam que a representação seja remetida à Mesa Diretora para as providências devidas. Além disso, pedem instauração do Processo Disciplinar para apurar a prática de conduta atentatória contra o decoro parlamentar do deputado estadual Amauri Ribeiro

Ainda na representação, a deputada Bia de Lima destaca todas as vezes em que sofreu atos de violência por parte do parlamentar e aponta as questões morais envolvidas em cada uma delas, já que o debate a ser realizado na Casa deve ser baseado na discussão de ideias e contribuições para a população goiana.

O documento foi encaminhado também ao Ministério Público Federal para que seja apurada a prática de violência política de gênero. O Mais Goiás tentou entrar em contato com o deputado estadual Amauri Ribeiro para saber seu posicionamento, mas não obteve retorno.

Na última semana, após a discussão, Amauri Ribeiro se posicionou dizendo que via na atitude de Mauro Rubem quebra de decoro parlamentar ao fazer referência a sua vida particular no Plenário da Assembleia Legislativa e por isso, também tomaria as devidas medidas legais. O portal tentou entrar em contato também para saber mais detalhes a respeito. O espaço está aberto para atualização.