CRÍTICA

Bolsonaro é o “profeta da ignorância” e futuro é “cadeia”, diz presidente do PDT

O presidente do PDT Nacional, Carlos Lupi, declarou, em vídeo, que Bolsonaro (sem partido) é…

Presidente do PDT deve aceitar convite para Ministério da Previdência
Presidente do PDT deve aceitar convite para Ministério da Previdência (Foto: Reprodução - PDT)

O presidente do PDT Nacional, Carlos Lupi, declarou, em vídeo, que Bolsonaro (sem partido) é o “profeta da ignorância” e só tem um futuro: “Cadeia.”

No vídeo divulgado no Twitter, Lupi diz que o Brasil passa por seu pior momento. “[Bolsonaro] Ataca a democracia e ameaça todos nós, brasileiros. Mas vamos resistir e fazer com que ele saia do Palácio do Planalto pelas portas dos fundos.”

O pedetista defende, ainda, que a Corte Internacional de Haia – principal órgão judicial da Organização das Nações Unidas (ONU) e serve para resolver conflitos pelo Direito Internacional e consultas sobre questões legais – “coloque esse cidadão na cadeia. O que ele faz é crime contra a humanidade.”

Ele cita, como exemplo, o desrespeito a ciência e a medicina, provocar aglomeração e mais, em meio a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “Esse conjunto da obra só faz um futuro para Bolsonaro: cadeia.”

Presidente do PDT ao Mais Goiás

Em entrevista ao Mais Goiás, Carlos Lupi disse que acredita que, em 2022, haverá um segundo turno sem Bolsonaro (sem partido). “Teremos o melhor dos dois mundos: Ciro Gomes (PDT) e Lula (PT).”

De acordo com ele, as pesquisas apontam, atualmente, que Bolsonaro já está com metade das intenções de votos que tinha, quando foi eleito, em 2018. Em relação a Lula, ele afirma que o ex-presidente, neste momento, está no auge de sua popularidade, uma vez que teve as decisões desfavoráveis anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), recentemente.

“Então, a presença de Lula, diante da ignorância que é o governo Bolsonaro, cria essa comparação, que o coloca muito à frente. Mas ainda estamos a um ano da eleição, tem muita água para rolar e eu creio que Bolsonaro vai ficar de fora”, reitera.

Sobre Ciro, ele garante que o pedetista já é fato na concreto na disputa ao Palácio do Planalto, tendo sido indicado nas pré-convenções. Já sobre um segundo turno entre Lula e Ciro, ele avalia, é um cenário completamente novo, com o debate de ideias e projetos, apontando os erros para a população.

Ataques

Questionado dos ataques de Ciro a Lula, Lupi reforça que o inimigo, neste momento, é Bolsonaro. “Podemos chegar a 500 mil mortes”, diz o presidente do PDT sobre a gestão de Jair diante da Covid-19. “Nós já temos, inclusive, processos sobre isso no Supremo Tribunal Federal e na corte de Haia.”

Pesquisa XP/Ipespe indica que a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é avaliada como ruim ou péssima por 54% dos eleitores. O levantamento foi divulgado nesta terça (17). Este é o maior patamar de rejeição desde o começo do mandato. O maior índice até então havia sido registrado em julho deste ano (52%). Em julho de 2021 e maio de 2020, a rejeição atingiu picos de 50%. Nos demais meses, esteve sempre em patamares inferiores. 

23% dos eleitores avaliam o atual governo como ótimo ou bom e outros 20% como regular. 2% não souberam responder.

Nas avaliações de bom ou ótimo a queda foi de 2 pontos percentuais em relação a julho. A de ruim ou péssimo cresceu 2% no mesmo período.

levantamento foi feito entre 11 e 14 de agosto com 1.000 entrevistas telefônicas com pessoas de todo o Brasil. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.