ANÁLISE

Bolsonaro terá força para dar vantagem a Professor Alcides em Aparecida?

Cientistas políticos argumentam sobre a eficácia do ex-presidente em eleições majoritárias municipais

Bolsonaro terá força para dar vantagem a Professor Alcides em Aparecida?
Bolsonaro terá força para dar vantagem a Professor Alcides em Aparecida? (Foto: Assessoria)

Ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL) pode até estar inelegível, mas segue longe da “morte” política. Em 29 de outubro ele estará em Aparecida de Goiânia para lançar a pré-candidatura do deputado federal Professor Alcides (PL) a prefeito da cidade. Em Goiás, o bolsonarismo é forte, mas, apesar disso, o professor e cientista político Marcos Marinho diz que o papel do ex-chefe do Executivo deverá ser dosado e direcionado para não gerar mais problema que vantagem.

“Em eleições municipais, independente do presidente ou ex-presidente, a capacidade de transferência de votos não é direta. Bolsonaro tem uma influência muito grande em um percentual cada vez menor, em um grupo de ideologia política, que Alcides tenta cooptar”, elabora.

“Mas em uma eleição majoritária local, onde as demandas complexas e cotidianas, você não tem uma pauta ideológica capaz de sustentar qualquer tipo de governo que não entrega aquilo que a população anseia. Mesmo com simpatizantes aguerridos em Aparecida, se o atual prefeito Vilmar Mariano (MBD) – que concorrerá à reeleição – entregar gestão suficiente, atendendo demandas da população, com interlocução para com Estado e governo federal para trazer recursos, a ideologia é suplantada”, completa.

Marinho reforça que a eleição municipal é direta e objetiva. De acordo com ele, o deputado federal insuflar militância com a presença de Bolsonaro pode engajar na campanha, mas, ao mesmo tempo, torna a possibilidade de confluência de grupos mais difícil. “Pois os bolsonaristas radicais não conversam com vários grupos”, finaliza.

Também professor e cientista político, Guilherme Carvalho reconhece que o ex-presidente tem uma grande relevância no Estado e é um importante cabo eleitoral, inclusive, “contratado” pelo PL para fazer isso. “Mas é uma aposta alta que as eleições vão se manter no debate de petismo contra bolsonarismo”, avalia.

Ele lembra que o PL ainda tem muito dinheiro do fundo partidário, mas já não tem mais a máquina do governo federal. “Além disso, a agenda do bolsonarismo deu uma ‘arrefecida’ por causa dos atos golpistas do 8 de janeiro. Eles têm reacendido as pautas de costume, mas pode não ser tão efetivo. A grande discussão das eleições municipais são políticas públicas”, arremata.

Lançamento da pré-candidatura

29 de outubro é, também, aniversário do Professor Alcides. A celebração com a presença de Bolsonaro será no CEL da OAB, em Aparecida, a partir das 11h. A própria assessoria do deputado confirmou o evento e participação ilustre.

O ex-presidente recebeu o congressista na segunda-feira (25), em Brasília. O encontro aconteceu na sede do PL, partido que Bolsonaro é presidente de honra. “Batemos um papo legal e, muito importante, confirmamos a vinda do presidente Bolsonaro no dia 29 de outubro a Aparecida de Goiânia para comemorarmos meu aniversário”, declarou Alcides.

A conversa foi sobre política local. Bolsonaro, durante uma de suas passagens por Goiás, declarou que o PL faria mil prefeitos pelo País. Além de Alcides, em Goiás existem outras apostas, como Major Vitor Hugo em Anápolis e o deputado Gustavo Gayer em Goiânia.

Mas ainda sobre o encontro, a assessoria do deputado informou que ele foi convidado ao gabinete de Bolsonaro, pois o ex-presidente também queria agradecê-lo pela participação no leilão de um quadro com sua foto realizado na sexta-feira (22) durante o lançamento do Instituto Harpia, na capital, presidido nacionalmente por Vitor Hugo. Um grupo empresarial arrematou a foto por R$ 55 mil. Professor Alcides chegou aos R$ 50 mil.