PESQUISA

Caiado e outros políticos são testados em cenários contra Lula, em 2026

"Não há dúvida de que segurança pública será o grande tema das eleições de 2026, e nesse debate Ronaldo Caiado vai dar aula", escreveu Ciro Nogueira ao compartilhar o levantamento

Caiado e outros políticos são testados em cenários contra Lula, em 2026
Governador Ronaldo Caiado (Foto: Divulgação/Governo de Goiás)

O senador e presidente do PP, Ciro Nogueira, divulgou – em várias postagens do X – levantamentos do Instituto Paraná Pesquisas, na quarta-feira (27), que medem os resultados das disputas do presidente Lula (PT) contra o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e outros seis nomes, em 2026. Em todos os casos, os adversários teriam o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Contra o governador de Goiás, Lula aparece 44,9% contra 32,6% do goiano. Brancos, nulos e nenhum somam 17,6%, enquanto 4,9% não souberam responder.

O próprio Ciro Nogueira aparece em um dos cenários. Nele, Lula venceria por 44,9% a 29,1%. Outros 21,9% optaram por nenhum, branco ou nulo e 4,1% não souberam responder.

Ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) empataria tecnicamente com Lula. Ela teria 43,4% contra 44,5%. Da mesma forma, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), faria 40,8% contra 43,9% do petista.

Contra o gestor do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), o presidente venceria por 44,6% a 35,3%. Já em cenário de enfrentamento ao governador de Minas Gerais, Romeo Zema (Novo), a vitória do chefe do Executivo seria de 44,5% a 34,6%.

Por fim, em cenário de corrida pelo Planalto com a senadora Tereza Cristina, do PP de Ciro Nogueira, a vitória de Lula seria por 44,5% a 32,2%. A pesquisa foi feita com 2.024 eleitores de 162 cidades das 27 unidades federativas do País, de 18 a 22 de março. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a confiança é de 95%.

Publicação da pesquisa com Caiado

Na publicação que Ciro fez no X (antigo Twitter) com o resultado da pesquisa de Lula contra Caiado, o presidente do PP escreveu: “Em Goiás, criminoso não se cria. Esse é o lema do governador Ronaldo Caiado, que já começa a ser reconhecido nacionalmente quando o assunto é o combate ao crime. Não há dúvida de que segurança pública será o grande tema das eleições de 2026, e nesse debate Ronaldo Caiado vai dar aula.”