Coronavírus

Caldas Novas convoca 33 médicos e disponibiliza cinco leitos de UTI para rede municipal

Após descartar um caso de suspeita de coronavírus, Caldas Novas, por meio do prefeito Evandro…

Caldas Novas convoca 33 médicos e disponibiliza cinco leitos de UTI para rede municipal
Caldas Novas convoca 33 médicos e disponibiliza cinco leitos de UTI para rede municipal

Após descartar um caso de suspeita de coronavírus, Caldas Novas, por meio do prefeito Evandro Magal, fez um reforço às medidas de segurança para a não contaminação pelo vírus. Na filmagem divulgada pelas redes sociais, ele afirma que a cidade possui cinco leitos de UTI destinados à infecção e que já foi determinada a convocação imediata de 33 médicos aprovados no último concurso. “Quatro, de emergência, já começam na segunda-feira (23).”

Magal também enviou um recado aos turistas. “Não venha para cá”, diz em trecho do vídeo. “Não vamos aceitar novas excursões. Remarque sua vinda. Queria muito recebê-los, mas não podemos”, advertiu o gestor. Em relação aos moradores, determinou: “E você que mora aqui, não saia na rua.”

Segundo o gestor, só devem sair da casa aqueles que precisarem ir ao mercado, hospital, farmácia ou panificadora. “Idoso, não saia de casa”, reforçou sobre a população que faz parte do grupo de risco. Além disso, ele informou que, na cidade, somente o emergencial vai funcionar.

Evandro lembrou, ainda, que, na segunda-feira, terá início a vacinação contra a Influenza e o Sarampo. Neste domingo (22), às 9h, o prefeito fará um anúncio, via redes sociais, de todo o calendário e como será feita a vacinação em Caldas. A campanha acontece em todo o País.

Teste negativo

Na sexta-feira (20), Caldas testou negativo para suspeita de coronavírus. Os exames foram feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Governo de Goiás e descartaram a possibilidade de contaminação de uma profissional da saúde da cidade.

O resultado foi anunciado na noite de sexta pelo prefeito Evandro Magal e pela coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a médica Gislene Cotian. Na quinta-feira (19), a prefeitura da cidade tinha confirmado a suspeita.

De acordo com o município, o caso foi identificado na tarde de quarta-feira (18) e a paciente foi colocada em isolamento. Além disso, a secretaria municipal de Saúde informou que, juntamente com a Vigilância Sanitária, tomava todas as providências necessárias, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde.