Coluna do João Bosco Bittencourt

Câmara de Goiânia solicita ao TCM informações sobre documentos de pedido de impeachment

Procurador da Casa pede cópias de processos que correm no tribunal

Tribunais de Contas lançam site para acompanhar vacinação no País
Tribunal de Contas do Município de Goiás (TCM-GO) (Foto: Divulgação)

A Câmara de Goiânia remeteu na tarde de quarta-feira (5) pedido de informações ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) a respeito de um dos dois pedidos de impeachment do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) protocolados no Legislativo. No despacho, o procurador-geral da Casa, Kowaslky Ribeiro, solicita cópias reconhecidas dos processos citados pelo denunciante, o estudante Kairo Vitor Barros.

A solicitação abrange as contas da Prefeitura referentes dos cinco primeiros bimestres de 2021 e 2022. O pedido de impeachment afirma que o Executivo na capital não cumpriu os porcentuais mínimos exigidos pela Constituição em educação e saúde. “Os fatos narrados impõem ao Poder Legislativo, dotado do poder-dever de fiscalização, que apure as narrativas apresentadas”, pondera o procurador-geral.

A coluna encontrou o despacho na instrução do pedido de impeachment no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) da Câmara de Goiânia. O outro pedido de impeachment, apresentado pelos advogados João Paulo Tavares e Hudson Bolella, não foi objeto de despachos pelo procurador-geral. A coluna apurou este pedido deve ser arquivado de plano, por falta de fundamentação, na semana que vem.