Câmara de Itapuranga adota uso de ponto eletrônico após pedido do MP
Medida vai auxiliar no controle de frequência dos servidores e evitar fraudes
Em resposta a uma requisição feita pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a Câmara Municipal de Itapuranga instalou um ponto eletrônico. O intuito é promover maior transparência e controle sobre a frequência de seus servidores.
O MPGO, que tem a responsabilidade de fiscalizar o cumprimento da lei e zelar pela correta utilização dos recursos públicos, solicitou a adoção do sistema de ponto eletrônico no último dia 3 de abril, que foi cumprida em 13 do mesmo mês. Com a instalação, todos os servidores serão obrigados a registrar sua entrada e saída no local, assim como os horários de intervalo para refeições.
Presidente da Casa, Rafael Monteiro concorda com a medida. Segundo ele, trata-se de “uma iniciativa fundamental para aprimorar a gestão dos recursos humanos e fortalecer a transparência na administração pública. Com esse sistema, poderemos assegurar que os servidores cumpram suas obrigações de forma adequada e que a população receba serviços de qualidade”.
Além disso, segundo ele, o controle de frequência possibilitará o levantamento de dados precisos sobre a produtividade dos servidores, o que pode auxiliar na identificação de possíveis melhorias nos processos internos. Além disso, claro, a medida objetiva evitar possíveis fraudes em pontos e funcionários fantasmas.