CCJ da Câmara destrava projeto do 5G em Goiânia
Projeto estava sob relatoria do vereador Kleybe Morais desde dezembro
Os vereadores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovaram nesta quarta-feira (12), por unanimidade, o texto base do 5G, destravando o projeto que estava parado há quatro meses.
Nesta quarta-feira (12), a proposta do Paço Municipal foi liberada pelo vereador Kleybe Morais (MDB). O emedebista incluiu o relatório na ordem do dia após uma grande repercussão nos jornais da capital, que entenderam que a capital goiana está atrasada em relação às demais.
A celeridade era cobrada pelo vereador Lucas Kitão (PSD) que criticou os pedidos de diligências do relator na Comissão.
A regulamentação, segundo Kitão, segue a Lei Geral de Antenas, que é de 2015.
O vice-presidente de articulação política da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação Seção Goiás (Assespro Goiás), Walter Julião Machado Júnior, que participou da sessão na Comissão, avalia que a proposta contempla as empresas de tecnologia. “Dá as ferramentas necessárias para desenvolver a capital”, diz.
“O principal ponto é o da capilaridade de torres e antenas, que serão distribuídas em uma distância menor e que permite o cidadão se movimentar sem queda de conexão, que é uma especificidade da tecnologia 5G”, explicou.