COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Com maior número de filiados, MDB goiano tem poderio para eleger prefeitos nos principais colégios eleitorais do estado

Perspectiva do partido é de ultrapassar o número de 50 municípios em 2024

No cenário político goiano, o MDB destaca-se como protagonista incontestável, consolidando-se como o maior partido do estado. Sob a liderança do vice-governador Daniel Vilela, a legenda desempenha um papel crucial na construção e manutenção das bases políticas locais, contando com uma expressiva marca de 115 mil filiados – maior número entre as legendas do estado.

O número de filiados reflete a solidez estrutural do MDB em Goiás, com inegável capacidade estratégica, em razão de sua capilaridade. Essa característica confere ao partido um forte capital para estabelecer alianças e definir suas chapas nas composições para as eleições municipais do próximo ano.

O MDB goiano está no comando de 36 prefeituras. A perspectiva do partido é de ultrapassar o número de 50 prefeitos eleitos em 2024. A aliança com o União Brasil, liderado pelo governador Ronaldo Caiado, reforça esse panorama, tanto no interior, quanto nas cidades mais densas. Percebe-se que nas cidades que tem a maior concentração de eleitores, o MDB se estabeleceu como protagonista em qualquer cenário que se desenhe. 

Na capital, a disputa pelo Paço já tem ao menos três nomes colocados – Vanderlan Cardoso (PSD), Adriana Accorsi (PT) e Bruno Peixoto (União Brasil). Mesmo sem um nome definido, o MDB – que considerou Ana Paula Rezende e agora trabalha por  Jânio Darrot –, é o ponto de partida em qualquer discussão sobre as eleições de 2024 na capital, destacando-se no peso político emedebista.

Essa mesma força política se faz presente em Aparecida de Goiânia, a segunda cidade com o maior eleitorado do estado. O prefeito Vilmar Mariano, que retornou ao MDB por meio de uma articulação de Daniel Vilela e do ex-prefeito Gustavo Mendanha, viabiliza a disputa pela reeleição, contando com apoio e história do partido na cidade.

Em Anápolis, cidade com 287 mil eleitores, o MDB também está no centro das discussões para a eleição municipal. Márcio Corrêa, uma revelação do partido, demonstra capacidade para enfrentar Antônio Gomide (PT) na disputa pela prefeitura. A proximidade e o respeito de Daniel Vilela são evidentes, como demonstrado pela articulação que levou o deputado federal Célio Silveira a se licenciar, permitindo que Márcio assumisse a cadeira por alguns meses, ganhando visibilidade e destaque no debate político.

A influência do partido também se evidencia ao conquistar a posição de vice-governador, ocupada por Daniel Vilela, na gestão do governador Ronaldo Caiado. Nessa dualidade de liderança partidária e função executiva, Daniel tem demonstrado maturidade política e se destacado pela sua habilidade estratégica. A presidência de Daniel Vilela, conferiu ao MDB uma perspectiva jovem e dinâmica.