ÂNIMOS EXALTADOS

“Confusão do parlamento”, vê vice-presidente do Podemos sobre empurrão de deputado da sigla

O deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) empurrou, nesta terça (18), o presidente da Comissão especial…

“Confusão do parlamento”, vê vice-presidente do Podemos sobre empurrão de deputado da sigla
“Confusão do parlamento”, vê vice-presidente do Podemos sobre empurrão de deputado da sigla (Foto: Reprodução)

O deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) empurrou, nesta terça (18), o presidente da Comissão especial que analisa a liberação do cultivo da cannabis sativa para fins medicinais na Câmara, Paulo Teixeira (PT-SP), após o petista negar um requerimento de adiamento de votação, uma vez que outro semelhante já havia sido apreciado. Vice-presidente nacional do Podemos, o deputado federal José Nelto viu a situação como “confusão do parlamento”.

Para o goiano, a situação não foi anormal na Casa. “Foi uma discussão acalorada, exacerbada naquele momento de debate.” De acordo com ele, esta é uma pauta de costume, então muito pesada em Brasília e mexe muito com os parlamentares. “Mas tem que ter o bom debate. O grande mal da política, hoje, são excessos tanto da direita quanta da esquerda”, ressalta.

Questionado sobre a pauta em discussão, Nelto reforça ser favorável a cannabis para o uso medicinal. “Vou votar favorável. Tem que ser aprovada”, diz e completa: “Eu tenho recebido o apelo de milhares de pais e mães de todo o Estado e do Brasil. A cannabis dá tranquilidade a quem usa”, relata.

Segundo especialistas, a cannabis sativa serve para tratamentos de doenças como epilepsia, mal de Parkinson, esclerose múltipla, esquizofrenia, asma e dores crônicas, etc.

Empurrão

Depois da negativa, Diego Garcia disse que não iria continuar até a votação do requerimento e teve início uma discussão. O deputado, então, se levantou, foi até o presidente, afastou o computador sobre a mesa, e empurrou o petista.

No momento, os deputados presentes pediram o comparecimento da segurança da Casa de Leis.

Pelo Twitter, Garcia disse que não houve agressão. “Estão me acusando erroneamente de ter agredido o presidente da Comissão do PL 399, que quer liberar a maconha no Brasil. Não foi isso o que aconteceu e as imagens confirmam o que estou dizendo. Reagi ao atropelo do presidente ao acordo feito por ele mesmo com os deputados”, justificou.

Já o presidente da Comissão Especial, reforçou que foi agredido. “Deputado Bolsonarista me agride na comissão de regulamentação da cannabis”, disse no Twitter e postou o vídeo: