Corregedoria da Alego ainda não recebeu pedido para apurar briga entre Amauri e Mauro Rubem
Discussão que quase chegou a agressão física ganhou repercussão nacional nesta quarta-feira (11)
Antes de chegar ao Conselho de Ética da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), a discussão que quase culminou em agressão física entre os deputados estaduais Amauri Ribeiro (União Brasil) e Mauro Rubem (PT) deverá ser submetida pela corregedoria da casa que hoje tem como integrantes os deputados Cairo Salim (PSD) e Lucas do Vale (MDB). O caso chegou a ganhar repercussão nacional nesta quarta-feira (11).
Ambos atuam como primeiro e segundo-corregedores. Cairo Salim representa a Alego num Congresso que acontece na Espanha e, apesar de estar de licença, garantiu ao Mais Goiás que ainda não recebeu qualquer notificação para apurar o assunto.
O Mais Goiás já havia mostrado que a Comissão de Ética, presidida pelo deputado estadual Antônio Gomide (PT), ainda não havia recebido nenhuma denúncia relacionada a briga entre os parlamentares. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) Bruno Peixoto chegou a pontuar indiretamente o assunto ao responder o pedido feito pela deputada estadual Bia de Lima (PT).
“Esta presidência agirá com veemência para manter a ordem. Não podemos aceitar que deputados e deputadas utilizem da tribuna para agredir seus pares, seja com palavras ou fisicamente”, pontuou. “Quero informar meu respeito por todos, independentemente da questão partidária, base ou oposição, mas vamos agir com veemencia”, disparou. “Vamos agir com veemência e com todo o rigor do nosso Código de Ética”, salientou.
Amauri Ribeiro vê quebra de decoro em fala de Mauro Rubem; petista vai à polícia
O deputado estadual Amauri Ribeiro (União Brasil) interpretou a fala do deputado estadual Mauro Rubem como “quebra de decoro” e estuda medidas legais que devem ser “colocadas em prática”. O parlamentar decidiu se posicionar sobre o assunto por meio de sua assessoria de imprensa, mas também usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) na manhã desta quarta-feira (11/10) para citar o episódio.
Ribeiro voltou a falar sobre o assunto que quase levou a agressão física entre os parlamentares: a lembrança de que em 2015 o ex-prefeito de Piracanjuba bateu em sua filha como forma de ‘corretivo’. Indicou inclusive, que se necessário for, pode repetir o gesto polêmico. “Qualquer ato dos meus filhos que eu não concorde será reprimido. E se for preciso que eu vá às últimas consequências com meus filhos para que eu não os perca para o mundo, tenho certeza, eu irei. Quem educa meu filho, sou eu.”, salientou.
Ao direcionar sua fala a Mauro Rubem, Ribeiro desferiu críticas ao colega e destacou que não aceitava que sua família fosse mencionada novamente na Tribuna do legislativo. “Mexam comigo. Não mexam com minha família. Covarde, canalha. É isso que são. Perderei a razão sempre que minha família sempre que minha família for atacada, porque defendo minha família com minha vida. Sempre defenderei.”
Por meio da assessoria, Amauri diz que estuda medidas contra o petista. “Mais uma vez o Deputado Mauro Rubem (PT) desvia o foco principal do que estava sendo debatido, os ataques terroristas do Hamas, e ofende o Deputado Amauri Ribeiro e sua família. As medidas legais para o caso estão sendo avaliadas e serão colocadas em prática.”, salientou.
Já o deputado estadual Mauro Rubem afirmou que irá abrir um boletim do ocorrência na Polícia Civil alegando ameaças e tentativa de agressão. Ele também destacou que a sua assessoria jurídica também avalia outras medidas contra o deputado Amauri Ribeiro. “Vamos entrar com todas as instâncias possíveis, no legislativo e fora dele. Estamos estudando e até segunda-feira deveremos apresentar novidades”, pontuou ao Mais Goiás.