Encontro

CPI se reúne na Enel para apresentar demandas colhidas em audiências públicas

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel se reuniram, na noite da última…

CPI se reúne na Enel para apresentar demandas colhidas em audiências públicas
CPI se reúne na Enel para apresentar demandas colhidas em audiências públicas

Membros da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel se reuniram, na noite da última quinta-feira (17), na sede da empresa para apresentar as principais demandas colhidas durante as audiências públicas realizadas em todas as regiões do Estado. O relator da CPI, Cairo Salim (Pros), afirmou que a conta de energia tem vindo o dobro, mesmo sem aumento no consumo.

“Troca os medidores e a conta vem o dobro, o triplo, sem ter aumentado o consumo. Estamos investigando isso e também exigindo que a Enel tenha uma postura mais humana”, declarou o parlamentar.

CPI

Salim faz questão de salientar que, mesmo a empresa sendo privada, esta será investigada normalmente. “O serviço de energia é de concessão pública”, reitera. Segundo o deputado, algumas empresas sequer conseguem manter as máquinas funcionando em alguns períodos do dia. “Queremos que essa CPI alcance seu objetivo, queremos encerrá-la, por isso estamos pedindo mais investimentos.”

Naquele momento, Salim lembrou, também, do termo assinado pelo governo estadual com a empresa como conquista do colegiado, mas pediu mais: “Precisamos que a Enel invista mais e resolva o problema energético do nosso Estado”, declarou.

Da mesma forma, o deputado estadual Henrique Arantes (MDB), presidente da comissão, solicitou que fossem feitos mais investimentos para melhorar o serviço nas cidades do interior, além de cobrar aumento nas conexões para os pequenos produtores rurais. “Trouxemos esse pleito e esperamos que novas medidas sejam anunciadas”, disse.

Enel

Por meio de nota, a Enel informou que o encontro foi para tratar sobre o cronograma de obras e manutenções que a empresa realiza em todo o Estado. “A empresa esclarece que tem um plano robusto de investimento em curso e tem trabalhado para a melhora constante da qualidade do fornecimento de energia em Goiás.”

Além disso, a empresa disse que a média anual de novas conexões rurais realizadas em comparação com o período antes da privatização atingiu aproximadamente de 3,4 mil nos últimos dois anos. “A distribuidora ressalta que, só em 2018, foram investidos cerca de R$ 29 milhões no Programa Luz Para Todos no Estado de Goiás”. Ela reforça, também, que o número de novas conexões rurais por ano continuará acelerado para resolver, progressivamente, um déficit histórico acumulado nos últimos dez anos, bem como avançar na universalização do serviço em toda a sua área de concessão.

“Sobre o aumento de consumo, a Enel esclarece que as altas temperaturas registradas no Estado fazem com que o consumo de energia elétrica aumente. Durante este período de forte calor e sequidão é muito comum intensificar o uso de equipamentos refrigeradores, como ar-condicionado e ventiladores, que aumentam o consumo de energia”, finaliza o texto.