MUDANÇAS

Cyro Terra é empossado procurador-geral de Justiça de Goiás

Ele foi escolhido como o novo procurador-geral pelo governador após envio de lista tríplice elaborada pelo MP

Cyro Terra, novo procurador-geral de Justiça de Goiás (Foto: MP - Divulgação)

Cyro Terra foi empossado como novo procurador-geral de Justiça de Goiás, em cerimônia realizada na noite de quarta-feira (8), no auditório da Assembleia Legislativa. Promotor de Justiça de carreira do Ministério Público de Goiás, ele ficará no cargo para o biênio 2023-2025.

O novo procurador-geral disse que o principal objetivo à frente do órgão será colocar o Ministério Público “cada vez mais a serviço da sociedade”.

“O objetivo é que o cidadão seja cada vez mais bem atendido, que a gente possa lutar pelo direito de todos, pela Segurança Pública, pela saúde, combate à criminalidade, ao desvio do patrimônio público. Enfim, exercitar todas as funções do Ministério Público de forma mais atuante”, garantiu durante entrevista coletiva.

Cyro Terra foi escolhido como o novo procurador-geral pelo governador Ronaldo Caiado (UB) após envio de lista tríplice. A escolha foi feita a partir de eleição no órgão em fevereiro deste ano. Na ocasião, o procurador Paulo Prata foi o vencedor da lista tríplice, Cyro Peres foi o segundo e o promotor Carlos Vinícius Alves Ribeiro ficou em terceiro.

“Vamos utilizar de toda a estrutura e avanço já dados para dar um novo salto, novas formas de trabalho para que nossa atuação seja mais eficiente”, disse ao ser perguntado sobre possível continuidade com a gestão de Aylton Vechi, procurador-geral dos biênios 2019-2021 e 2021-2023.

Currículo

Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos durante a gestão de Aylton Vechi, Cyro Terra é natural de Bebedouro (SP) e se formou na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1994.

Ingressou no Ministério Público de Goiás (MPGO) em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde até 1996. Daquele ano até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia entre 1998 e 1999 e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.

Em seguida, Cyro assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. O procurador-geral de Justiça de Goiás também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude, cargo em que permaneceu até 2019.

Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupou, desde 2019, o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos.