Política

De olho em projetos em Brasília, Vilmar Mariano acerta entrada de PSB e PP na gestão em Aparecida

Prefeito aposta no bom trânsito que Elias Vaz tem no Ministério da Justiça e o comando de Baldy na Agehab

Vilmar Mariano, prefeito de Aparecida (Foto: Wigor Vieira - Divulgação)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota) irá anunciar os próximos passos de sua reforma administrativa dentro da próxima semana. A expectativa é que já nesta segunda-feira (03/07) o chefe do executivo anuncie o mestre em História, Thales de Castro. Já o PP vai indicar Roberto Hidasi para assumir a secretaria de Habitação.

Com as nomeações, Mariano espera maior aproximação dos projetos municipais com o Governo Federal. A indicação do PSB, por exemplo, foi costurada desde o começo do mês passado e teve digitais de Elias Vaz que além de presidente da legenda em Goiás é secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e um dos braços direitos de Flávio Dino (PSB).

Ao indicar Hidasi para a secretaria de Habitação, Vilmar faz a mesma articulação mas com o Governo do Estado: nomeia um aliado de Alexandre Baldy que além de presidente do PP em Goiás, comanda a Agência Goiana de Habitação (Agehab).

Apesar do PP não estar na base da administração petista em Brasília, Baldy é próximo do presidente da Câmara, Arthur Lira e tem relacionamento pacífico com o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB). A aposta do prefeito Vilmar Mariano é que isso também possa ser um trunfo para sua gestão na área habitacional.

Outra nomeação que acontecerá nesta segunda-feira (03) será a do teólogo Chanter Lane Pereira de Almeida que assumirá a secretaria municipal de Ação Integrada. Já Avelino Marinho, que estava à frente da pasta, irá para a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA). Na Cultura, irá assumir Marcos Alcântara.

Articulação para minimizar oposições

Vilmar Mariano aposta as fichas em solapar o máximo de candidaturas oposicionistas que puder e tenta atrair para si, um bom número de aliados, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem. O prefeito diz já contar com o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado federal Professor Alcides Ribeiro tem três indicações no primeiro escalão da Cidade Administrativa, mas auxiliares não estão otimistas com o futuro da parceria.

Na mesa de conversas, o PT que já teve cargo no primeiro escalão da gestão mostra interesse em apoiar o projeto de reeleição de Vilmar Mariano. O prefeito também manteve diálogo com o ex-governador Marconi Perillo para atrair o PSDB a Cidade Administrativa. “Vilmar tenta fazer o mesmo que Gustavo fez em 2020: ter o apoio do máximo de partidos e neutralizar adversários. Não deve conseguir, as condições e os contextos mudaram muito”, revela uma fonte próxima.