GOIANÁPOLIS

Deputado cobra multa contra Jair Bolsonaro por visita a Goiás sem máscara

O deputado federal Elias Vaz (PSB) encaminhou denúncia ao secretário de Estado da Saúde, Ismael…

Bolsonaro faz visita surpresa a Goianápolis neste sábado (17) (Foto: divulgação/Major Vitor Hugo)
Bolsonaro faz visita surpresa a Goianápolis neste sábado (17) (Foto: divulgação/Major Vitor Hugo)

O deputado federal Elias Vaz (PSB) encaminhou denúncia ao secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) seja multado por não usar máscara durante a visita feita a Goiás no último final de semana. O parlamentar argumenta que o chefe do Executivo não cumpriu o decreto estadual 9.848, de 13 de abril de 2021.

Elias Vaz argumenta que a multa deve ser aplicada entre R$2 mil e R$ 5 mil, estabelecido na Lei Estadual n° 16.140, de 02 de outubro de 2007, por ser reincidente. O parlamentar diz que Bolsonaro visita o estado desde o início da pandemia sem o uso da máscara de proteção facial. Ele lista as visitas  ao Hospital de Campanha de Águas Lindas, ainda no ano passado, a Abadiânia e outros municípios, como São Simão, já neste ano.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Mais Goiás (@maisgoias)

“É uma transgressão consciente, reiterada e perigosa, haja vista que as comitivas são compostas de dezenas de pessoas que trabalham no apoio e na segurança. Além disso, há outra dezena de políticos, autoridades e apoiadores que o acompanham nessas ocasiões. Esses eventos trazem graves riscos ao nosso povo”, destaca Elias Vaz na denúncia.

Última visita

No sábado, Bolsonaro visitou Goiás, acompanhado do deputado Major Vitor Hugo (PSL), na cidade de Goianápolis, a 60 quilômetros de Goiânia. A visita surpresa, de helicóptero, chamou atenção de moradores e provocou aglomeração após o pouso, em um campo de futebol amador da cidade.

A aglomeração foi registrada pelo próprio Major Vitor Hugo, que compartilhou imagens da multidão que se formava para receber o presidente. Bolsonaro aparece novamente sem máscara, cumprimentando eleitores que também chegaram, majoritariamente, sem o equipamento de proteção individual importante no combate da disseminação do coronavírus. Na ocasião, o presidente chegou a segurar um bebê no colo.