Deputado Lucas Calil não entende Vanderlan querer aliança com governo
“Minha posição é que mantenhamos a independência”
Deputado estadual do PSD, Lucas Calil diz não entender a “sanha” de Vanderlan Cardoso (PSD) em se aliar ao governo estadual. Destaca-se, ao Jornal Opção, o senador declarou que prevê apoio integral dele ao gestor, em troca de poder indicar o nome para o Senado – que seria de Henrique Meirelles. Já Vilmar Rocha, presidente estadual da sigla, vale lembrar, afirma que a sigla é independente e pode, até mesmo, ter candidato próprio na chapa majoritária.
Calil afirma, ainda, que discorda de decisões tomadas de forma unilateral. “Sou deputado e nunca fui escutado. Nem na campanha e nem na indicação de nomes na chapa majoritária da eleição de 2022.”
O deputado lembra que o partido se aliou ao governo na eleição municipal de 2020, em Goiânia, e “teve um fracasso”. “Perdeu para Maguito, que fez campanha de dentro de uma UTI. Então, minha posição é que mantenhamos a independência e que escutemos todos os quadros do partido, independente da hierarquia.”
À época, Lucas defendia que o PSD caminhasse com Maguito Vilela (MDB). O prefeito eleito faleceu em 13 de janeiro em decorrência da Covid-19.
Meirelles
Ao ser questionado sobre Henrique Meirelles, contudo, Lucas Calil diz que o ex-ministro é um quadro qualificado. “À época que foi ministro conseguiu elevar a qualidade de vida das classes mais carentes. Tem credencial para disputar todos os postos que tem almejado, dentre eles, o Senado.”
Vale lembrar, o ex-ministro Henrique Meirelles se filiou ao PSD de Goiás em fevereiro. A filiação ocorreu na casa do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, e contou com a presença de Vanderlan, do deputado federal Francisco Júnior (PSD), mas não de Vilmar Rocha – que foi convidado, mas teria um compromisso já previamente marcado. Na ocasião, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás Samuel Almeida também se filiou.