ELEIÇÃO | GOIÂNIA

Deputado quer que Vanderlan renuncie ao Senado para disputar prefeitura

O deputado estadual emedebista Henrique Arantes cobrou, na tribuna da Assembleia Legislativa (Alego), que o…

Deputado quer que Vanderlan renuncie ao Senado para disputar prefeitura
Deputado quer que Vanderlan renuncie ao Senado para disputar prefeitura

O deputado estadual emedebista Henrique Arantes cobrou, na tribuna da Assembleia Legislativa (Alego), que o senador Vanderlan Cardoso (PSD) renuncie ao mandato e o entregue ao partido que o elegeu – o MDB – para disputar a prefeitura de Goiânia. “Foi candidato com apoio de Iris e Maguito [em 2018] na chapa majoritária e foi eleito. Se não fosse assim, não teria sido”, disse o parlamentar.

Henrique chama Vanderlan de “oportunista”, uma vez que disputou o governo, em 2010, com apoio de Alcides Rodrigues contra Iris e Marconi; a prefeitura de Goiânia, em 2016, com apoio de Marconi contra Iris; e ao Senado, em 2018, com apoio de Iris e Maguito. “E agora é candidato a prefeito de Goiânia com apoio de Caiado (DEM). Não vejo coerência nisso”.

Para Henrique, o pré-candidato do PSD deveria decidir se quer ser prefeito, senador ou governador. “Tinha feito um compromisso que não seria candidato a prefeito. Várias vezes, publicamente”, disse o emedebista ao dizer que a mudança pode gerar um trauma no partido, mas sem aprofundar.

Vale lembrar que, o PSD anunciou, em julho, que o deputado federal Francisco Júnior seria o nome da sigla na disputa. Com o anúncio da candidatura de Vanderlan com o apoio de Caiado, o deputado estadual do PSD, Lucas Calil, abriu dissidência para apoiar Maguito.

Henrique avalia que “Caiado está criando uma cobra para mordê-lo. Possivelmente ele vai disputar pelo PSD e mudar de partido no outro dia.”

Sem renúncia

Vale destacar que o Maguito foi senador de 1999 a 2007. Ele também fez uma pausa no mandato do Senado para disputar o governo do Estado em 2002, contra Marconi Perillo (PSDB).

Além disso, outro ponto é que, caso Vanderlan vença a disputa em Goiânia, o suplente que assume é Pedro Chaves, do MDB. Em 2018, Maguito foi cotado para ser suplente de Vanderlan, mas desistiu.

O Mais Goiás procurou a assessoria de Vanderlan para comentar sobre a fala de Henrique. Até o momento eles não se manifestaram, mas o espaço segue aberto.

Leia mais:

Campanha de Vanderlan faz Caiado se reconciliar com Vilmar após 16 anos