SUGESTÃO

Deputado sugere que prefeito em exercício da capital considere energia solar em prédios públicos

"Goiânia, por exemplo, tem estrutura e capital financeiro para tal", afirma José Nelto. "Economizar cada centavo possível, para haver investimento em outras áreas que carecem"

Deputado sugere que prefeito em exercício da capital considere energia solar em prédios públicos
Deputado sugere que prefeito em exercício da capital considere energia solar em prédios públicos

O deputado federal José Nelto (Podemos), sugere ao prefeito em exercício de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), considere a utilização da energia solar para prédios da administração pública e iluminação pública. “Se pensarmos bem, pagamos muito caro por uma energia suja, de péssima qualidade e que tem nos deixado na mão. Esse investimento em energia solar é o futuro dos municípios, das cidades e dos países. É conciliar sustentabilidade com economia. Goiânia, por exemplo, tem estrutura e capital financeiro para tal. É uma sugestão para o prefeito em exercício, Rogério Cruz.”

Destaca-se que o congressista organizou uma reunião com prefeitos e representantes dos municípios de Pires do Rio, Águas Lindas, Formosa, Porangatu, Jaraguá, Ipameri, Itumbiara e Ceres com técnicos da Caixa Econômica Federal para debater a disponibilização de linhas de crédito para investimentos em energia solar nestas cidades. Segundo ele, a energia é uma opção econômica, renovável e limpa. Os gestores, inclusive, já querem fazer esse tipo de utilização – em prédios e iluminação pública.

Ele explica que o programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) já prevê essa possibilidade, com dois anos de carência para iniciar o pagamento do empréstimo de crédito, e oito anos para pagar a totalidade. “Haverá uma economia muito grande para os municípios, e essa é a nossa maior preocupação. Economizar cada centavo possível, para haver investimento em outras áreas que carecem. É hora de cortar gastos que podem ser cortados, visando atender a população em mais demandas. Sem contar que a fonte de geração de eletricidade é a energia solar, que é infinita e inesgotável.”

Energia solar

Destaca-se, a energia solar funciona por meio de placas solares que captam luz, empregando o calor dos raios solares para geração de eletricidade (fotovoltaica) ou aquecimento de líquidos. Dados do Ministério de Minas e Energia informam que, aproximadamente, 5 mil municípios já contam com a opção fotovoltaica instaladas em telhados e pequenos terrenos.

Para o deputado, “isso é uma sinalização importante do potencial do setor para a retomada da economia”. Ele lembra, inclusive, que uma cidade no Paraná economizou cerca de R$ 20 mil com energia elétrica em um mês, devido a instalação de sistemas fotovoltaicos no prédio administrativo. Segundo dados da prefeitura, o investimento se pagará em cerca de quatro anos.