OPOSIÇÃO

Deputados goianos veem Bolsonaro refém do Centrão após troca de líder

O presidente Jair Bolsonaro destituiu o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) do cargo de…

Deputados goianos veem Bolsonaro refém do Centrão na troca de líder
Deputados goianos veem Bolsonaro refém do Centrão na troca de líder

O presidente Jair Bolsonaro destituiu o deputado federal Major Vitor Hugo (PSL) do cargo de líder do governo na Câmara e escolheu o parlamentar Ricardo Barros (PP-PR) para assumir a função. Antes até que a mudança seja oficializada, mas alguns congressistas goianos que fazem parte da oposição já têm a sua avaliação.

Para o petista Rubens Otoni, a troca de líder demonstra que “o governo se tornou gradativamente refém do Centrão”. Ele afirma que “Bolsonaro tenta sobreviver politicamente entregando ao Centrão espaços estratégicos de poder. É o tradicional ‘toma lá dá cá’”.

Questionado o que muda em termos de articulação, ele dispara: “Bolsonaro ganha uma ‘sobrevida’ de alguns dias ou meses, justificando os votos do Centrão em matérias de seu interesse.”

Compromisso com o Centrão

“O presidente reforça, com essa medida, o seu compromisso com o centrão”, declara o deputado federal Elias Vaz (PSB). Para ele, a escolha de Ricardo Barros é mais uma forma de aproximação com esses deputados na velha política do toma lá, dá cá.

Segundo ele, essa troca de líderes será vigiada e fiscalizada de perto. “Não fazemos parte desse grupo, não aceitamos a política que coloca interesses pessoais acima dos interesses da sociedade”.

O pessebista aproveita, ainda, para elogiar Vitor Hugo. “O deputado goiano Vitor Hugo teve um bom diálogo com a Câmara e, inclusive, com a oposição, apesar das diferenças ideológicas”.

Vitor Hugo

Pelas redes sociais, na quarta, o parlamentar agradeceu ao presidente “pela confiança em mim depositada durante esses quase 19 meses à frente da liderança do governo na Câmara. Muitos desafios superados e grande amadurecimento”. Ele também desejou sorte ao substituto.

Nesta quinta-feira (13), ele retomou o assunto: “Muitos dias e noites dedicados ao País na Liderança do Governo na Câmara, defendendo o projeto de Brasil do nosso presidente Bolsonaro. Agradeço aos líderes partidários, vice-líderes e todos amigos que torceram por nós. A guerra continua em outros fronts.”

Já Ricardo Barros publicou: “Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro pela confiança do convite para assumir a liderança do governo na Câmara dos Deputados com a responsabilidade de continuar o bom trabalho do Líder Vitor Hugo, de quem certamente terei colaboração. Deus me ilumine nesta missão.”

Vitor Hugo diz que investigações que envolvem Queiroz não atingem Bolsonaro

Vitor Hugo e Bolsonaro (Foto: Agência Brasil)

Barros

Além de ministro da Saúde no governo Temer, Ricardo Barros é vice-líder do governo no Congresso. Em setembro passado, junto com a bancada de deputados do Paraná ele se reuniu com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, para discutir a indicação cargos ao governo.

Em dado momento, após cobrar espaço e verbas para aprovação da reforma da Previdência, Barros fez uma intervenção e disse: “Se precisar demitir o presidente nós demitimos, ele não pode demitir o Congresso. A palavra final é nossa, ele é que tem que querer estar de bem conosco. Se ele não quer, está ótimo para nós. O Congresso está vivendo um ótimo momento com essa independência — disse Barros à época.”

Segundo ele, o comentário não foi em tom de ameaça. À época, o deputado também relatou que a conversa com o ministro foi boa e que Ramos estava aberto ao diálogo.

Deputado Ricardo Barros, novo líder do governo (Foto: José Cruz/Agência Brasil)