LEGISLATIVO

Deputados iniciam análise sobre calamidade pública em Goiás nesta quarta (25)

Sessão extraordinária será realizada de forma remota

Assembleia Legislativa programa volta de atividades essenciais
Assembleia Legislativa programa volta de atividades essenciais

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará às 15 horas desta quarta-feira (25), sessão remota para discutir ações de combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Estado, entre elas está  o reconhecimento de calamidade pública em Saúde.

Com a autorização, Goiâs poderá flexibilizar o cumprimento da meta fiscal diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos para tnetar conter a crise sanitária e queda de arrecadação. De acordo com o governador Ronaldo Caiado, a pandemia pode provocar déficit de R$ 4 bilhões nos cofres públicos.

Sistema

A Alego realizará testes nesta terça-feira (24) para início das votações remotas no parlamento, A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da presidência. Regimento da casa permite votação à distância em situações extraordinárias.

Sistema é similar ao adotado pelo Congresso Nacional. Segundo o presidente Lissauer Vieira, a “sessão virtual” possibilitará a discussão e apreciação de matérias importantes e de interesse da população goiana sem a presença física dos deputados.

“Vamos iniciar o teste com os deputados nesta terça-feira para que amanhã (25) já possamos dar início às sessões. Assim como no Senado e na Câmara Federal, também discutiremos aqui, de forma virtual, diversos projetos de interesse coletivo, principalmente, aqueles relacionados às ações de combate ao coronavírus. Estamos atentos e totalmente empenhados nesta essa causa”, disse o presidente da Alego, por meio da assessoria.

Transmissão

A conexão entre os parlamentares será estabelecida em áudio e vídeo via tablet, smartphones e computadores. As sessões virtuais serão transmitidas, ao vivo, pela TV Alego, no canal 61.2 da TV aberta ou no canal 8 da Net, e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br.