Trending Topics

#Dia15EuVouPeloJair é destaque no Twitter

A hashtag #Dia15EuVouPeloJair tinha quase 60 mil postagens por volta das 10h deste domingo (1º).…

De helicóptero, Bolsonaro passa em Abadiânia e segue para uma live em MG
De helicóptero, Bolsonaro passa em Abadiânia e segue para uma live em MG

A hashtag #Dia15EuVouPeloJair tinha quase 60 mil postagens por volta das 10h deste domingo (1º). A mensagem, além de apoio ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), traz também palavras de ordem contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcadas para 15 de março, as manifestações ganharam maior repercussão na mídia após a jornalista do Estadão, Vera Magalhães, noticiar que o presidente fez disparos, via Whatsapp, de vídeo em apoio aos atos contra o Congresso. Bolsonaro chegou a dizer a dizer que as mensagens trocadas com amigos são “de cunho pessoal”.

Sem negar o disparo, ele escreveu no Twitter: “Tenho 35Mi de seguidores em minhas mídias sociais, c/ notícias não divulgadas por parte da imprensa tradicional. No Whatsapp, algumas dezenas de amigos onde trocamos mensagens de cunho pessoal. Qualquer ilação fora desse contexto são tentativas rasteiras de tumultuar a República (sic).”

Pouco incisivo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), comentou a postura do presidente um dia depois do ocorrido, em seu Twitter. “Criar tensão institucional não ajuda o País a evoluir. Somos nós, autoridades, que temos de dar o exemplo de respeito às instituições e à ordem constitucional. O Brasil precisa de paz e responsabilidade para progredir”, escreveu.

Em reportagem da Folha, foi informado que a cúpula do Congresso decidiu não entrar em um embate público com o presidente – apesar de considerar a atitude grave – para não insuflar as manifestações do dia 15, além de evitar a ampliação de ataques contra a Câmara e o Senado por grupos de direita. O assunto teria sido tratado, na última quarta-feira (26), pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia.

O vídeo

Divulgado em primeira mão pela colunista do Estadão, Vera Magalhães, o presidente Jair Bolsonaro disparou de seu celular um vídeo em que convocava as pessoas à rua, no dia 15 de março, para defendê-lo. A gravação, que tem o Hino Nacional como fundo, também é contra o Congresso.