APOIO

Dilma coloca diferenças de lado e deseja solidariedade a Ciro, alvo de ação da PF

Cerca de dois meses após desentendimento, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) desejou solidariedade a Ciro…

PT vai buscar devolução simbólica do mandato presidencial de Dilma
PT vai buscar devolução simbólica do mandato presidencial de Dilma (Foto: Reprodução - Facebook)

Cerca de dois meses após desentendimento, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) desejou solidariedade a Ciro Gomes (PDT). O pré-candidato à presidência e o irmão dele, senador Cid Gomes (PDT), foram alvos de operação da Polícia Federal (PF), nesta manhã de quarta-feira (15).

A PF investiga supostos desvios de recursos públicos nas obras do estádio Castelão, no Ceará. A corporação cumpriu 14 mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça. O recorte são os anos de 2010 a 2013.

“Minha solidariedade ao senador Cid Gomes e ao pré-candidato Ciro Gomes. Suas casas foram invadidas, sem terem sido sequer intimados a depor. Como cidadãos brasileiros, merecem ser tratados com o respeito às leis vigentes ao país. Repudio o arbítrio e a perseguição a eles”, escreveu Dilma no Twitter.

Ciro agradeceu. “Obrigado presidente Dilma. Seguirei firme na luta pelo Brasil e contra essas arbitrariedades.”

Briga de Ciro e Dilma

Em outubro, o pré-candidato à presidência Ciro Gomes disse no Twitter que errou ao lutar contra o impeachment de Dilma Rousseff (PT). A postagem foi feita após a ex-presidente dizer que Ciro mente ao tentar reagir a baixa aprovação – o pedetista disse, à época, que Lula foi responsável pelo impeachment.

A petista escreveu: “Ciro Gomes está tentando de todas as formas reagir à sua baixa aprovação popular. Mais uma vez mente de maneira descarada, mergulhando no fundo do poço. O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas.”

Ciro, por sua vez, afirmou que nunca mentiu, mas já errou. “Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma.”

Segundo ele, “na época do impeachment eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia”.

Na ocasião, ele também atacou o ex-presidente Lula. Segundo Ciro, o petista foi um “dos maiores responsáveis por sua desestabilização – pois passou anos falando mal de você durante seus governos – como também fez movimentos erráticos que resultaram em sua queda”.

Tréplica de Dilma

Dilma respondeu Ciro mais uma vez e encerrou o assunto. Para ela, o pré-candidato à presidência pelo PDT foi misógino em sua fala.

“Só Ciro Gomes é competente. Este é o pecado de sua enorme presunção. Esta é a sua visão quando se trata de avaliar o resto da humanidade. Mas quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina”, escreveu.

E continuou: “O mais triste de tudo isso é que Ciro se diz arrependido de ter defendido a democracia. E ainda usa os mesmos argumentos dos golpistas que diz ter combatido.”

Por fim, ela diz encerra a polêmica e que o Brasil precisa discutir “a gravíssima crise democrática, social, sanitária e econômica em que se encontra”. “Lamento ter, em algum momento, dado a Ciro Gomes a minha amizade.”

Um dia depois, se arrependeu de dizer que errou ao lutar contra impeachment de Dilma Rousseff (PT). “Poucos lutaram tanto e desinteressadamente ao seu lado como eu. Sobre isso, aliás, quero corrigir algo que disse ontem, no calor da discussão: sinceramente, eu não me arrependo de ter lutado contra o golpe que a derrubou, porque nunca me arrependerei de defender a democracia”, se pronunciou.