POLÍTICA

“É preciso fortalecer o SUS”, diz Fabianne Leão vice-prefeita de Inhumas

A vice-prefeita de Inhumas, Fabianne Leão (PP), diz que se orgulha das ações realizadas na…

Vice-prefeita de Inhumas, Fabianne Leão (Foto: Ascom - Divulgação)

A vice-prefeita de Inhumas, Fabianne Leão (PP), diz que se orgulha das ações realizadas na Saúde no município no atual mandato. E a principal delas tem nome: UBS estendida, que foi colocada em prática quando ainda era secretária municipal de Saúde.

“Orgulho-me da UBS estendida porque virou modelo. Quando cheguei na Secretaria Municipal a tônica era o clientelismo, em que o cidadão formava fila para conseguir atendimento, que é direito de todos. Mas conseguimos reverter isso. Uma das ações foi abrir a Unidade Básica de Saúde das 18h às 0h”, diz.

Com isso, o município passou a ser conhecido e se tornou referência para que o governo federal adotasse estratégia semelhante com a UBS 0h, que repete os horários e atendimentos adotados em Inhumas.

Mas Fabianne Leão nem sempre quis estar na política. Médica formada em São Paulo, voltou para Inhumas com intenção de trabalhar na área. Até receber o convite do ex-deputado Roberto Balestra para ser secretária de Saúde. “Fiquei relutante e pensativa. Até ter uma iluminação e entender que poderia fazer a diferença”, lembra.

Atuou, então, na pasta com empenho que tem na profissão, buscando resultados práticos. “Tivemos grandes avanços, principalmente com a adoção da profissionalização dos procedimentos administrativos, que melhorou os atendimentos à população”, diz.

Candidatura

Apesar da naturalidade em aceitar ser vice-prefeita, o novo desafio — a candidatura a deputada federal — também teve certa resistência. “Foi algo que também tive que pensar. Pois é um salto maior, que precisa de apoio, e de um grande trabalho”, explica.

No entanto, a ideia amadureceu e aceitou o desafio. “O [ex-deputado federal] Roberto Balestra procurava alguém que representasse a região, mas com uma forma de política nova e meu nome surgiu, inclusive em pesquisas realizadas na cidade”, pontua.

A ideia é levar as pautas da Saúde, as quais lida bem, para a Câmara Federal, tendo como principal mote o fortalecimento do SUS e o municipalismo. “É preciso fortalecer o Sistema Único de Saúde, com fortalecimento do atendimento primário. Além disso, pretendemos implantar benefício para autistas, sobretudo para quem cuida e não tem condições de trabalhar. Também atualizar a tabela de repasses da Saúde para os municípios, que hoje precisam complementar com recursos próprios”, diz.