Eleição da Câmara de Goiânia só será antecipada para recondução do atual grupo
Convocação depende do presidente da Casa, Romário Policarpo
A Comissão Mista aprovou, nesta quarta-feira (28), o projeto da Mesa Diretora que amplia o número de vagas nas comissões e cria a quarta vice, com a emenda do Juarez Lopes (PDT), que altera as regras do regimento, permitindo a antecipação da eleição da Casa. A data da votação, contudo, não foi definida – mas pode ser feita a qualquer momento. O texto ainda precisará passar em plenário para valer.
Porém, mesmo aprovada, por depender de convocação do presidente da Câmara Romário Policarpo (Patriota), esta antecipação só deve ocorrer para que seja feita a recondução da atual mesa diretora. A avaliação é que Romário – que diferente da Câmara Federal e Senado pode concorrer mais uma vez – não chame novas eleições, se não estiver certa a vitória.
Mesmo que haja alguma alteração dentro da própria composição da mesa, os nomes seriam os mesmos, com a entrada do quarto vice-presidente – que deve ser alguém do grupo dos 14 vereadores derrotados na eleição do começo do ano.
Emenda
Vale lembrar, Juarez tentou emplacar a emenda que prevê a antecipação da mesa na terça (27), mas a sessão foi encerrada por erro de tramitação. A antecipação, destaca-se, já é discutida pelos vereadores há alguns dias. O mandato do atual presidente, Romário Policarpo, termina no fim do ano que vem, mas como dito, não haveria impedimento para nova disputa.
Contudo, Romário já deu indicativos que pretende disputar a Câmara Federal. Segundo interlocutores, a ideia da antecipação não teria partido dele, inclusive.