ELEIÇÕES 2020

Eleição em Anápolis e em mais cinco cidades não terá reuniões presenciais

Em acordo com partidos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) definiu uma série de medidas específicas de…

Fachada do Ministério Público do Estado de Goiás
Fachada do Ministério Público do Estado de Goiás

Em acordo com partidos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) definiu uma série de medidas específicas de prevenção à disseminação da covid-19 na eleição em Anápolis e outros cinco municípios: Bonfinópolis, Goianápolis, Leopoldo de Bulhões, Ouro Verde e Terezópolis. Os acordos foram homologados pela Justiça Eleitoral e as determinações estão em vigor.

Partidos e candidatos comprometeram-se a não realizar reuniões presenciais ou qualquer outro tipo de aglomeração com mais de 10 pessoas, em que não se garanta a distância mínima de dois metros e o uso regular e adequado de máscara de proteção facial. Também não vão realizar passeatas. Os comícios terão que adotar o formato drive-in. O compromisso inclui ainda não permitir, fomentar ou tolerar aglomeração de pessoas fora dos veículos no caso de carreatas ou dos comícios.

Quem desrespeitar as medidas está sujeito a multas de R$ 10 mil para o partido e de R$ 5 mil ao candidato para a cada ato que viole as medidas, “sem prejuízo da caracterização do crime de desobediência e de infração de medida sanitária preventiva”

Lei seca

Anápolis, Bonfinópolis e Leopoldo de Bulhões terão que cumprir lei seca no dia da eleição, por determinação do juiz eleitoral Carlos José Limongi Sterse, que deferiu pedido do Ministério Público na quarta-feira (7). Assim, bares, restaurantes, supermercados, entre outros, não poderão comercializar bebidas alcoólicas, entre as 6h e 19h, na data.