Eleições 2020

Elias Vaz defende estratégia eleitoral entre aliados para chegar ao 2º turno

O pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado federal Elias Vaz (PSB) tem conversado com outros…

Projeto prevê empréstimo compulsório de bilionários para subsistência de mais vulneráveis
Deputado Elias Vaz preside PSB em Goiás e é candidato a prefeito. (Foto: Divulgação)

O pré-candidato a prefeito de Goiânia, deputado federal Elias Vaz (PSB) tem conversado com outros nomes da oposição à gestão de Iris Rezende (MDB) para tentar construir um bloco de apoio. A intenção é de estruturar candidatura competitiva para o pleito. Elias avalia que todos têm legitimidade de lançar nomes, porém o que se busca neste momento é uma tática eleitoral.

O deputado entende que um dos critérios para escolha é o desempenho eleitoral. Ele avalia que na política é preciso ter desprendimento. “Acho que o desprendimento na política é algo necessário. É claro que cada um tem a sua posição política, o que não é correto é que aquele que tenha maior projeção política abrir mão para aquele que tem menos. Política a gente faz não apenas sendo cabeça [protagonista]”, afirmou.

Elias Vaz argumenta que mesmo com um grande número de pré-candidatos, a pulverização de votos não é o problema. Para ele, porém, aliados que pensam de forma semelhante não devem dividir a atenção do eleitor, de modo que, ao final, postulantes, sequer tenham condições de chegar ao segundo turno.

“A pulverização pode forçar o segundo turno, mas e se candidatos com alinhamentos semelhantes se unissem para chegar mais fortes nessa etapa?”, indagou

O parlamentar tem conversado com pré-candidatos como: Dra Cristina (PL), Alysson Lima (Solidariedade) e Paulinho Graus (PDT). Eles foram vereadores juntos no início da atual legislatura. Posteriormente, Elias foi eleito deputado federal e Alysson estadual. Elias Vaz defende uma convergência das pré-candidaturas em torno de um projeto sólido.

“As conversas continuam acontecendo, eu sempre digo que todos têm legitimidade para serem candidatos. São pessoas que tem história em Goiânia. Todas tem o nosso respeito. O que a gente tenta é construir uma tática eleitoral. Se conseguir afunilar em duas, três, quatro candidaturas numa só, essa candidatura terá uma condição muito maior e uma grande chance de ir para o segundo turno e um grande chance de ter um grande resultado”, explicou.

O PSB deve fazer a convenção em Goiânia no final do período autorizado pela justiça eleitoral, mas ainda sem data definida. Elias Vaz é o presidente do partido em Goiás.