Balanço

Em Goiânia, ministro da Educação fala da atuação das universidades na pandemia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse durante solenidade de inauguração do novo Hospital das…

Ministro da Educação passou boa parte do evento sem máscara (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Ministro da Educação passou boa parte do evento sem máscara (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse durante solenidade de inauguração do novo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), na manhã desta segunda-feira (14), em Goiânia, que a orientação do governo federal é que o MEC pudesse focar no combate da pandemia de covid-19. Com isso, laboratórios das universidades se transformaram em fabricantes de álcool em gel, face shields e máscaras.

O MEC também antecipou colação de grau, em áreas ligadas à Saúde, para alunos que tivessem cumprido 75% do conteúdo prático, para irem à linha de frente do combate à pandemia. “Me deparei com orçamento de R$ 144 bilhões, mesmo assim sei que as nossas universidades federais é um desafio muito grande poder distribuir recursos para todos os entes. Temos feitos de tudo para a Educação não sofra o impacto da crise que temos vivido”, disse.

Sem máscara durante boa parte do evento, Milton Ribeiro fez um balanço da gestão durante a pandemia e ressaltou a atuação do governo federal para minimizar os problemas da pasta durante a crise causada pela covid-19. Ele ainda citou trecho da bíblia.

Atuação

O governador Ronaldo Caiado (DEM) reforçou que o maior desafio do estado é regionalizar a Saúde. Lembrou que antes da pandemia apenas três municípios possuíam Unidades de Terapia Intensiva (UTI): em Goiânia, Anápolis e Aparecida de Goiânia. Assim, precisou atuar de forma urgente para abrir mais 700 de leitos entre UTI e enfermaria.

“Temos projeção real de vacina para janeiro”, disse Caiado em referência à parceria do governo federal feita com a Pfeizer. Caiado ainda aponta que é preciso tratar o Hospital das Clínicas como uma unidade de alta complexidade que tem alto valor de manutenção. “É preciso que os estudantes sejam formados também nos hospitais. Temos que dar condições de os médicos se instalarem no interior do estado. Não é justo que apenas Goiânia, Anápolis e Aparecida tenham essa capacidade”, apontou.

Hospital das Clínicas

O evento de inauguração ocorre no dia do aniversário de 60 anos da UFG e é considerada pelo reitor, Edward Madureira, como “a maior obra” da instituição. A unidade conta com 20 pavimentos e 44 mil metros quadrados de área construída, além de auditórios e salas de aula para os estudantes que realizam atividades acadêmicas no HC.

“Tivemos o apoio do Executivo mas a maior parte é de recursos do Legislativo”, afirmou. O novo Hospital das Clínicas levou quase 18 anos para ser concluído.

O evento contou com a participação do governador Ronaldo Caiado (DEM), o Superintendente do Hospital das Clínicas, José Garcia, do reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira e da secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.